Campanha Papai Noel dos Correios será lançada amanhã (5) no RN



Com o tema “É você quem tira esses sonhos do papel” a Campanha Papai Noel dos Correios chega em 2013 a sua 24ª edição. O lançamento regional será no dia 5 de novembro, às 9h30, no auditório do Ministério da Agricultura, ao lado do edifício-sede dos Correios, no bairro da Ribeira, em Natal/RN.
Além das cartinhas da comunidade, vindas de todo o Rio Grande do Norte, a campanha atende alunos da rede pública de ensino. Em 2013, escolas das cidades de Açu, Caicó, Macau, Nova Cruz, Pau dos Ferros e Santa Cruz somam-se às selecionadas pelas secretarias de educação em Natal e Região Metropolitana, Mossoró, Currais Novos e Parelhas. Este ano, mais de 60 instituições públicas de ensino, todas situadas em áreas carentes, estão sendo contempladas pelo projeto.
O principal objetivo da campanha é responder às cartas das crianças que escrevem ao Papai Noel e, sempre que possível, atender aos pedidos de presentes daquelas em situação de vulnerabilidade social. O projeto, nascido da iniciativa solidária de trabalhadores e trabalhadoras da ECT, hoje é abraçado por toda a sociedade.
Nos últimos três anos, em todo o País, foram cadastradas mais 2 milhões de cartas e quase 75 % foram adotadas, o que equivale a 1,5 milhão de pedidos atendidos. No RN, os números também são expressivos: o “Papai Noel dos Correios” enviou cerca 35 mil cartas-respostas ao longo dos últimos três anos e entregou mais de 21 mil presentes.

Campanha cresce no RN
A sociedade potiguar tem participado mais a cada ano da Campanha Papai Noel dos Correios. Só em 2012, foi registrado um crescimento de 20% no número de cartinhas adotadas aqui no estado em relação ao ano anterior, o que representou um total de 8.167 crianças contempladas com presentes diversos, como material escolar, bolas, bonecas, bicicletas, roupas, calçados, e até óculos de grau, cama e outros bens de primeira necessidade.  Tudo isso é possível graças à solidariedade da população e também à dedicação de empregados e estagiários dos Correios, que atuam como “ajudantes do Papai Noel”, nas etapas de seleção e cadastramento das cartas, triagem e entrega dos presentes.
Condomínios, empresas e repartições públicas também podem promover campanhas internas de adoção de cartinhas. As pessoas interessadas podem mobilizar vizinhos, colegas de trabalho, amigos e familiares para colaborarem com o Papai Noel dos Correios, ajudando a tirar os sonhos das crianças do papel. Dúvidas podem ser esclarecidas com a equipe da Assessoria de Comunicação dos Correios no RN, através dos telefones (84) 3220-2472/2405 ou pelo e-mail ascom-rn@correios.com.br.

Sobre a campanha
A Campanha Papai Noel dos Correios está vinculada a um dos Objetivos do Milênio estabelecidos pela Organização das Nações Unidas (ONU) - “Educação básica de qualidade para todos” e também a preceitos de Responsabilidade Social Empresarial. Essa vinculação configura uma importante iniciativa de convergência da atuação dos Correios em prol da educação, sendo as crianças em situação de vulnerabilidade social as principais beneficiadas.
Por meio da crença da criança no Papai Noel, almeja-se contribuir com o desenvolvimento da habilidade da redação de carta. Além do estimulo à escrita, a importância do endereçamento correto, do uso do Código de Endereçamento Postal — CEP e do selo postal são ações trabalhadas com o apoio das escolas.

Como funciona­

O apadrinhamento de cartas é feito da mesma maneira em todo o Brasil: as cartas enviadas pelas crianças são lidas e selecionadas pelos ajudantes do Papai Noel - ­­­­empregados e estagiários dos Correios que voluntariamente contribuem com a campanha. Em seguida, são disponibilizadas para adoção nas agências da ECT (Natal e Região Metropolitana, Mossoró, Currais Novos, Açu, Caicó, Macau, Nova Cruz, Parelhas, Pau dos Ferros e Santa Cruz).
O período de “apadrinhamento” das cartas vai de 5 de novembro a 12 de dezembro, quando se encerra também o prazo para entrega dos presentes nas agências participantes. Os Correios se responsabilizarão pela remessa do presente à escola onde estuda a criança ou à sua residência. Independente da obtenção do presente solicitado, todas receberão uma carta-resposta do Papai Noel.
Os Correios, sob hipótese alguma, disponibilizam os envelopes das cartas contendo endereço ou outros dados de identificação da criança. Também não é permitida a entrega direta do presente pelo padrinho. Essa é uma orientação do Ministério Público para a segurança e a proteção dos menores que escrevem ao Papai Noel dos Correios. Por isso, as agências dos Correios, próprias e franqueadas, permanecem como pontos de apadrinhamento das cartas e os Correios continuam sendo responsáveis pelo encaminhamento dos presentes, sob os cuidados e a supervisão dos educadores ou dos pais.

Serviço
Lançamento da Campanha Papai Noel dos Correios 2013
Data: 5 de novembro de 2013
Horário: 9h30
Local: Auditório da Superintendência Federal de Agricultura, Av. Eng. Hildebrando de Góis, 150, Ribeira, ao lado do edifício-sede dos Correios

Comentários