CÂMARA APROVA FACILITAÇÃO DO VISTO A TURISTAS



Projeto que permite a concessão de visto pela internet ou na hora do desembarque no Brasil – e não só nas embaixadas no exterior – é aprovado. “É um avanço fantástico remover um dos principais obstáculos ao aumento de turistas dos EUA”, afirma o presidente da Embratur

A Comissão de Constituição e Justiça da Câmara dos Deputados aprovou hoje (13), em caráter terminativo, projeto de autoria do deputado Otávio Leite que permite que estrangeiros façam o procedimento para retirada do visto de entrada no Brasil no aeroporto, quando desembarcam no país. Outra opção permitida pelo projeto é retirar o visto pela internet, enviando cópias dos documentos exigidos. Nos dois casos, o turista fica dispensado de seguir até uma representação diplomática do Brasil no exterior para retirada de visto. O projeto agora segue para o Senado.

“São soluções fantásticos que eliminam um dos principais obstáculos para a entrada de turistas dos Estados Unidos no Brasil”, afirma o presidente da Embratur, Flávio Dino. Atualmente, os Estados Unidos já são o segundo país que mais envia turistas ao Brasil, com 595 mil visitantes no ano passado. E para a Copa do Mundo 2014, os norte-americanos foram os estrangeiros que fizeram o maior número de reservas para assistir a jogos.

Mas o Brasil ainda tem uma participação no mercado emissivo norte-americano menor que a de outros países que não exigem vistos. “Há um potencial enorme de crescimento”, avalia Dino. “A Copa e o fim dos entraves burocráticos para retirada de visto, associados às ações de promoção, podem ajudar a tornar esse potencial uma realidade”.

Na agenda promocional, a Embratur realizou este ano mais uma edição do Goal to Brasil, desta vez em Los Angeles, para contemplar a Costa Oeste dos EUA. O evento proporcionou a realização de 80 reuniões durante a Rodada de Negócios, além da participação de mais de 20 veículos de imprensa estrangeiros. Este mês, serão abertos três Escritórios Brasileiros de Turismo (EBTs) nos EUA: um em Nova York, para atender a Costa Leste, um em Los Angeles, para a Costa Oeste e o terceiro em Chigaco, para cuidar do centro dos EUA, além de Canadá e México.

Comentários