A partir de amanhã Gramado é a capital mundial do turismo, com a abertura da 25ªedição do Festival de Turismo de Gramado


A partir de amanhã, Gramado é o destino do turismo de negócios mundial. Até sábado, terão intensa atividade em torno do 25º Festival do Turismo de Gramado, que reunirá 14 mil profissionais. A feira terá 2.500 expositores divididos em 350 estandes. Serão quase 70 destinos representados. Segue algumas dicas e a programação geral no  site www.festurisgramado.com.


7 DE NOVEMBRO – QUINTA-FEIRA                                                             
14h – ENTREGA DO TROFÉU SILVIA ZORZANELLO
Local: Câmara de Vereadores de Gramado
Pauta: A distinção é anualmente destinada a alguma personalidade do turismo que contribuiu para o desenvolvimento de Gramado. Em 2013, será entregue ao vice-presidente Comercial e de Marketing da Avianca, Tarcísio Gargioni.

20h – SOLENIDADE DE ABERTURA
Local: Palácio dos Festivais
Pauta: Abertura oficial do evento, com a presença de autoridades nacionais e internacionais. Homenagem especial pela 25ª edição do Festuris.

22h – Festa de Abertura “Festa das Festas”
Local: Sociedade Recreio Gramadense
Pauta: O Rio Grande do Sul é o Estado anfitrião do Festival do Turismo de Gramado e estará oferecendo a Festa de Abertura. Atração: Os Fagundes (grupo tradicionalista gaúcho).

8 e 9 DE NOVEMBRO – SEXTA-FEIRA E SÁBADO
8h30 – Congresso “Sustentabilidade, A Vanguarda do Turismo Sustentável”Local: Centro de Convenções – Hotel Serrano Resort
Pauta: Na sexta-feira, o congresso terá painéis com Márcio Favilla (Organização Mundial do Turismo), Wilken Souto (Ministério do Turismo), Anita Pires (Abeoc), Luiz Fernando Moraes (Secretário do Turismo de Porto Alegre) e Daniela Pilla (Ocean Turismo)
O sábado, segundo e último dia do congresso, se destacará pelas palestras de Paulo Kendzerski (WBI Brasil), Roberto Sanchat (Sanchat Tour) e Celio Saraiva (Uneworld). O destaque será o encerramento, com o doutor em Comunicação Dado Schneider, que abordará “Vendas no século XXI – mudar ou morrer”.

9 DE NOVEMBRO – SÁBADO
17h30 – COLETIVA FINAL DE IMPRENSA
Local: Sala de Imprensa Joana Palhares – Serra Park
Pauta: a direção do evento apresentará um balanço final da 25ª edição, com a presença de autoridades. Ao final, será feito o sorteio de uma viagem pela CVC e os profissionais da mídia serão convidados a brindar os 25 anos do Festuris. Na sequência, será feito o plantio de uma árvore, simbolizando a questão da sustentabilidade, uma das marcas do festival a partir de 2013.

Feira de Negócios - dia 8 - das 14h às 20h / dia 9 - das 14h às 19hLocal: Serra Park
1-      Segmentação e novos salões – A segmentação é uma das marcas mais fortes do Festuris, com a localização de estandes em salões. O tema do evento inspira um desses novos salões: o de Sustentabilidade. Serão expositores os Estados do Mato Grosso do Sul e Pará, Sebrae (Pousadas Sustentáveis, Parque Nacional Aparados da Serra e Rio de Janeiro), Secretaria de Turismo do Rio de Janeiro, Canela, Rota das Emoções e Sesi. Já o Salão Mice-Abeoc Brasil é voltado a eventos corporativos, um mercado que cada vez mais ganha espaço no País.
2-      Rodadas de Negócios - As Rodadas de Negócios do Sebrae nesta edição têm enfoque no grande evento mundial que o Brasil receberá no próximo ano: a Copa do Mundo. Com o tema “Venda Brasil – Roteiros Segmentados Copa 2014”, o objetivo é que destinos expositores apresentem seus atrativos aos profissionais presentes na feira e abrir as portas para parcerias comerciais. A presença de jornalistas é uma das inovações de 2013.
3-      Salas de capacitação - Para desenvolver temas e debates de interesse do trade turístico, haverá espaços específicos de capacitação durante os dois dias da feira.
4-      Mobilidade na feira - A organização do evento criou uma nova dinâmica para otimizar o fluxo dos 14 mil visitantes aguardados nos dois dias de feira. A partir desta edição, o acesso e a saída dos pavilhões do Serra Park serão feitos em pontos distintos.
5-      Mamuth - Sistema de acessibilidade em aeroportos, com conectores para acesso às aeronaves, o “Mamuth” será apresentado durante a feira. Este equipamento, desenvolvido pela empresa gaúcha Ortobras, venceu a licitação para ser instalado nos aeroportos administrados pela Infraero. Medindo 7 metros de altura e 14 metros de comprimento, será o meio de acesso à Sala de Imprensa do Serra Park.
 

Comentários