Uma viagem ao mundo dos vinhos e espumantes




Não dá para imaginar como é o mundo dos vinhos e espumantes, sem que realmente faça uma visita a este mundo e claro nada melhor do que embarcar neste mundo conhecendo de fato uma vinícola, e então a convite do 2ºENOTOUR.DOC, embarquei nesta para vivenciar a cooperativa Vinícola Garibaldi Ltda, com sede em Garibaldi, serra gaúcha . Já estava em Porto Alegre prestigiando a primeira conferência de turismo criativo Porto Alegre 2013, quando me juntei ao grupo de jornalistas e blogueiros (ao todo contando comigo 14 pessoas, sendo de 10 cidades brasileiras) na sexta-feira(25) reunindo com todos no aeroporto de Porto Alegre. A aventura estava só começando. Primeiro deixei meu hotel, o Intercity Express, mas quando desci do táxi no aeroporto, nem percebi , mas deixei meu casaco no táxi. E no embarque encontrei com Cibele Avendano da Ponto Doc e logo conversamos e quando perguntei se tinha levado o casaco e ai percebi que havia esquecido em algum lugar, e por um segundo lembrei, ihhh, deixei no táxi, mas foi tudo rápido e liguei para o hotel que fez contato com o táxi e localizou o meu casaco de couro e foi devolver no aeroporto, pura sorte..
E então foram chegando os participantes convidados do Enotour.doc, cada um de um estado, Segue a listagem da turma , incluindo eu de Natal.  Adriana Nasser (Site Querocomer; Brasília), Andréia Debon (A Vindima, Florense e Bon Vivant; Flores da Cunha), Cláudio Werneck (Le Vin Au Blog; Rio de Janeiro), Cristina Lira (Turismo por Cristina Lira; Natal), Daniel Negreiros (jornal O Estado; Fortaleza), Didú Russo (Prazeres da Mesa e Site do Didú Russo; São Paulo), Eduardo Villarinho Simões (Vinhozinho; Rio de Janeiro), João Mattos (Jornal do Comércio; Porto Alegre), Luciana Leite (Diário de Cuiabá e Site Nova Mesa; Cuiabá), Marcos Graciani (revista Amanhã; Porto Alegre), Mauro Corte Real (Porto Alegre), Raquel Nogueira Caldas Sodré (jornal O Tempo; Belo Horizonte), Raquel Nunes (Site Gastromania; Rio de Janeiro) e Tatiana Meira (Diário de Pernambuco; Recife). E seguimos para o almoço no aeroporto, integrando ao grupo Taís Dihl  da Ponto Doc e posteriormente encontramos Orestes Junior do Ponto Doc e lá embarcamos num micro ônibus com destino a Garibaldi. E passamos um final de semana, hóspedes do maravilhoso Farina Park hotel, um lugar agradável mimoso,e uma delicia de café da manhã com destaque para o queijo colonial. E a programação estava só começando. Ficamos até domingo (27) onde também tivemos oportunidade de participarmos da Fenachamp, maior festa do espumante brasileiro, show de evento
.

E vejam nossa programação:

 Sexta-feira (dia 25 de outubro)
12:00 / 13:00 – Chegada e almoço no Aeroporto Salgado
Filho, em Porto Alegre.
16:00 – Chek-in no hotel Farina.
17:00 – Saída para a Cooperativa.
17:30 – Boas-vindas no auditório do Varejo
17:40 – Palestra com a dra. Caroline Dani, suco de uva.
19:00 – Visita e apresentação da Cave Acordes e
degustação da linha de vinhos com a cara do Brasil –
ACORDES
20:30 – Coquetel na Cave com degustação dos
espumantes Garibaldi.


26 de outubro


8:45 – Café da manhã no hotel
9:30 – Saída para a Cooperativa
10:00 – Visita a planta de suco de uva e instalações da
Cooperativa.
11:00 – “Tasting Grape Juice” – Degustação às cegas /
comparativa de sucos de uva, com premiação
12:30 – Almoço típico italiano no terminal turístico.
14:00 – Apresentação da Vinícola – História, números e
Perspectivas
CPEG – Apresentação do Consórcio dos
Produtores de Espumantes de Garibaldi
Projeto Orgânicos da Vinícola, com a presença
de um produtor
16:00 – Saída para o Hotel Farina.

19:00 – Saída para a Fenachamp.
19:30 – Jantar com degustação dos espumantes
Garibaldi no stand, no espaço ACORDES.
23:00 – Termino da programação.
 

27 DE OUTUBRO DE 2013 
Após o café da manhã retorno para Porto Alegre e embarque para as cidades de origens.


 E em primeirão mão vivenciamos a Cooperativa Vinícola Garibaldi Ltda. Não imaginava um dia ter a oportunidade de conhecer uma cooperativa com 327 associados que cultivam 850 hectares de videiras. Um sonho realizado que em 22 de janeiro de 2014 completa 83 anos , que serão bem comemorados.


 




Comentários