Turismo entregou 7,9 mil carteiras a guias turísticos



Renovação de cadastro agora é feita a cada cinco anos. Os estados com o maior número de guias registrados são Rio de Janeiro, São Paulo e Paraná 

O Ministério do Turismo distribuiu 7.982 carteiras de guias de turismo apenas este ano. Com as carteirinhas em mãos, os guias comprovam seu registro no Cadastur, cadastro de pessoas físicas e jurídicas que atuam no setor de turismo, e os turistas se certificam de que contratam um serviço regular.
Hoje o ministério tem 9.894 guias de turismo no Cadastur. Os estados com mais guias cadastrados são Rio de Janeiro (3.662), São Paulo (1.400) e Paraná (923). A portaria 197, de julho de 2013, aumentou o prazo de renovação de cadastro de guias de turismo para cada cinco anos. Antes a renovação era feita a cada dois anos.
Segundo o coordenador geral de serviços turísticos, Jair Galvão, são confeccionadas, em média, cerca de 800 carteirinhas por mês. Com essa medida a retirada da carteira de guia fornecida pelo MTur fica mais ágil. Além disso, o MTur vai gastar menos recursos e mão-de-obra com a emissão do documento.
“Este ano, emitimos o correspondente a quase o total de guias cadastrados no país. O guia cadastrado tem credibilidade diante do turista e formaliza as atividades do setor”, afirma o secretário nacional de Políticas de Turismo, Vinicius Lummertz.

Comentários