Setur-PE e Empetur lançam guia Rota Rural Pernambuco



Uma viagem por paisagens bucólicas e encantadoras, pela gastronomia farta e todo o universo do interior do Estado. Essa é a proposta do guia Rota Rural Pernambuco, lançado nesta terça-feira (15) pela Secretaria de Turismo de Pernambuco (Setur-PE), através da Empresa de Turismo de Pernambuco (Empetur). O evento aconteceu no Engenho Cuerinha, localizado na área rural da cidade de Nazaré da Mata (Zona da Mata). 
O Rota Rural é um guia criado especialmente para os turistas domésticos e estrangeiros que chegam a Pernambuco interessados em conhecer opções turísticas diferenciadas. A iniciativa também pretende estimular os pernambucanos a conhecer o próprio Estado. O roteiro apresenta equipamentos turísticos como engenhos de cana-de-açúcar, igrejas seculares, reservas ecológicas e cachaçarias.
O guia contempla 18 cidades, divididas de acordo com a região. São elas: Recife, na Região Metropolitana; Goiana, Nazaré da Mata, Paudalho, Quipapá, Ribeirão, São Benedito do Sul, Vicência, Vitória de Santo Antão, na Zona da Mata; Bezerros, Bonito, Camocim de São Félix, Chã Grande, Gravatá, Sairé, Saloá e São Joaquim do Monte, no Agreste e Triunfo, no Sertão. O material traz ainda pontos de destaque com informações sobre visitação, hospedagem e day use de cada equipamento e uma seção com meios de hospedagem cadastrados no Ministério do Turismo.
O roteiro oferece opções de lazer e proporciona uma viagem histórica aos destinos que viveram o auge da produção açucareira no Estado. “Com o Rota Rural Pernambuco, sugerimos uma viagem por nossa história e cultura, através da visita aos antigos engenhos produtores de cana-de-açúcar. As casas grandes, as capelas e as senzalas são verdadeiros símbolos do período, assim como as cachaçarias que preservam até hoje o modo de produção artesanal”, afirma o secretário de Turismo de Pernambuco, Alberto Feitosa.
Foram produzidos 60 mil exemplares do guia. O material estará disponível gratuitamente nos Centros de Atendimento ao Turista (CATs), localizados em pontos estratégicos do Estado. Com o Rota Rural Pernambuco já são cinco guias lançados pela Setur-PE: Rota 232, Rota Litoral, Rota da Fé e o Pernambuco de 1 a 8 dias, que ganhou, recentemente, versão em Braille.
Confira a lista dos equipamentos por município:
Apeturr – Associação Pernambucana de Turismo Rural e Ecológico
Município
Equipamento
Bezerros
Pousada Canto da Serra/ Pousada Fazenda Santa Fé
Bonito
Pousada Refúgio do Rio Bonito
Camocim de São Félix
Fazenda Refúgio
Goiana
Aparauá Eco Aventura
Gravatá
Hotel Canariu’s/ Hotel Fazenda Portal de Gravatá
Nazaré da Mata
Pousada Rural Engenho Cuerinha
Paudalho
Engenho São Bernardo
Quipapá
Engenho Laje Bonita
Ribeirão
Engenho Cachoeira
Sairé
Hotel Fazenda Monte Castelo
Saloá
Fazenda Brejo
São Benedito do Sul
Hotel Fazenda Betânia
São Joaquim do Monte
Pousada Aba da Serra
Vicência
Engenho Jundiá
Vitória de Santo Antão
Itamatarim Park

Apar-PE Associação Pernambucana dos Produtores de Aguardente de Cana e Rapadura
Município
Equipamento
Chã Grande
Sanhaçu
Recife
Carvalheira
Ribeirão
Serra Nova
Triunfo
Triumpho
Vicência
Água Doce
Vitória de Santo Antão
Pitú


Comentários