QUARENTÕES DE VOLTA À ESCOLA




Um fenômeno interessante vem acontecendo no País: pessoas com 40 anos ou mais estão voltando aos bancos escolares e buscando oportunidades de estágio. No banco de dados do CIEE há quase 6 mil estudantes  com esse perfil estagiando em organizações públicas e privadas em todo o País.

Se de um lado há quem esteja buscando oportunidades em uma nova carreira, de outro há quem só agora tenha conseguido dar continuidade aos estudos e busque o estágio para se inserir no mercado. “O estágio é uma das melhores portas de entrada para o mundo do trabalho, prova disso é o alto índice de efetivação, que é de 64%”, explica Eduardo de Oliveira, superintendente de Operações do CIEE.

Os cursos mais procurados pelos quarentões são pedagogia, direito, serviço social, administração e educação física. “Há um grande contingente de pessoas que não tiveram condições de estudar. Agora, essas pessoas conseguem retornar à escola e, graças à bolsa-auxílio ou a programas de financiamento estudantis, podem custear os estudos”, acredita Oliveira.

Uma recente enquete do CIEE, respondida por quase 13 mil estudantes, indica que um quarto dos alunos de escolas particulares custeia os estudos graças à bolsa-auxílio recebida pelo estágio.
Sobre o CIEE
Além de administrar programas de estágio e aprendizagem, para jovens de todo o País, o  CIEE desenvolve uma série de ações de assistência social, com total gratuidade aos beneficiados, destinados, em especial, a jovens em situação de vulnerabilidade social, como os Programas do CIEE: Educação à Distância, inclusão no mundo do trabalho de Pessoas com Deficiência, Alfabetização e Suplência para Adultos, Desenvolvimento Estudantil e Profissional, Orientação e Informação Profissional (OIP), Projeto de Orientação Jurídica Gratuita à População Carente (Projur), Cursos Gratuitos de Informática, além de Ciclos de Palestras, Concursos Literários – que estimulam a escrita e a leitura, Feira do Estudante - Expo CIEE, entre outros.

Comentários