Porto Alegre, cidade pioneira do país no Turismo Criativo




Foi aberta ontem (22), no Teatro São Pedro , em Porto Alegre, pelo prefeito em exercício Sebastião Melo, secretários de turismo e outras autoridades






. a 1ªConferência Brasileira de Turismo Criativo e Porto Alegre foi a primeira cidade e apostar neste novo segmento. E a pergunta fica, por que  Porto Alegre? .Porto Alegre tem buscado qualificar os segmentos que ampliem a oferta de produtos e serviços a turistas. Com tradição e um mercado consolidado nos diversos setores da economia criativa, a capital gaúcha reúne passa a oferecer com naturalidade, um mergulho no seu mundo simbólico, resultado de uma mescla única de culturas.  O evento contou com a presença do secretário de turismo de Porto Alegre, Luiz Fernando Moraes, também coordenador do projeto, pela secretária de turismo do Estado do Rio Grande do Sul, Abigail Pereira, entre outras autoridades, palestrantes internacionais, estudantes de turismo, entre outros profissionais de vários cantos do país.




O secretário de Turismo, Luiz Fernando Moraes, destacou a oportunidades do palestrantes  conhecerem a cidade com os olhos dos seus moradores, dentro do conceito do turismo. Depois foi apresentado um vídeo
 
"Porto Alegre é uma cidade multicultural, participativa e de vanguarda. Um dos segredos desse povo é ter orgulho de dizer que é gaúcho", foi assim apresentada a introdução do vídeo da cidade por Luiz Fernando Moraes, que foi homenageado com uma placa alusiva ao evento, entregue pela diretora do Creative Tourism Network, Caroline Couret. "Os valores humanos que serão transmitidos aos turistas é principal motivo para o Turismo Criativo. O Brasil é referência para economia criativa. Porto Alegre é uma cidade participativa e será pioneira nessa iniciativa", explicou Caroline.
 

 
Porto Alegre é a única cidade brasileira a integrar a Creative Tourism Network, rede internacional criada em dezembro de 2012 pela Fundación Sociedad y Cultura (Fusic), da Espanha, para promover os destinos de Turismo Criativo, chamado de a nova geração do Turismo no mundo. Da Creative Tourism Network fazem parte destinos de referência como Barcelona, Ibiza e Galícia (Espanha), Paris, Sant Feliu de Guixols, Biot e Le Louvre-Lens (França), Quebec (Canadá) e cidades da Guatemala, Áustria e Tailândia. E agora Porto Alegre fará parte da rede.

O conceito de turismo criativo foi criado na década passada e consiste em oferecer aos turistas experiências de aprendizagem por meio de oficinas, cursos, e workshops, que contenham conteúdos de características locais.O tradicionalismo está entre os carros chefes de Porto Alegre TC. Aprender a fazer churrasco, preparar um chimarrão e dançar fandango são algumas das vivências que o turista pode experimentar na cidade.
 
PROGRAMAÇÃO
Hoje o evento prossegue com palestras a partir das 9h com a conferencista Sylvie Canal, depois as 10hs com painel sobre Barcelona Criativa, com a conferencista Caroline Couret e as 11hs mesa -redonda sobre Turismo e Cidades criativas com os conferencistas Ana Carla Fonseca e o ex ministro do turismo, Caio Carvalho.As 17h30 leitura da carta Porto Alegre turismo Criativo. O evento finaliza as 18hs.
 
 

Em Porto Alegre com apoio da secretaria de turismo municipal.

Comentários

Ana Carla Vidal disse…
Parabéns! Cris, a matéria ficou maravilhosa! Beijos