Pioneira no Brasil, Porto Alegre promove conferência sobre Turismo Criativo



De 22 a 23 de outubro, a 1ª Conferência Brasileira de Turismo Criativo reunirá em Porto Alegre, capital do Rio Grande do Sul, especialistas nacionais e internacionais para debater e difundir este novo segmento do turismo mundial. A iniciativa é da Secretaria de Turismo da capital gaúcha, primeira cidade brasileira a desenvolver um programa de Turismo criativo. O evento conta com parceiros de peso como Organização Mundial do Turismo (OMT), Unesco, Ministério do Turismo, Sebrae, Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH-RS), Associação Nacional de Secretários e Dirigentes de Turismo das Capitais e Destinos Indutores (Anseditur) e da CreativeTourism Network, rede internacional criada em 2012 na Espanha para a promoção dos destinos de Turismo Criativo.
Mais de 500 participantes inscritos de vários estados brasileiros, entre gestores e profissionais de organizações turísticas públicas e privadas, professores e estudantes universitários, jornalistas especializados, entre outros públicos interessados no tema, são esperados no evento. Primeira cidade a organizar um programa de Turismo Criativo no Brasil, Porto Alegre tem o objetivo de disseminar conhecimento no mercado sobre o novo segmento e estimular outros destinos do país a aderir à nova prática. O programa Porto Alegre Turismo Criativo já conta com uma lista de mais de 30 parceiros entre artistas, artesão, chefs de cozinha, instituições culturais, CTGs e outras entidades que já oferecem a turistas oficinas e vivências com  características da cultura e das tradições locais como preparar um chimarrão e um churrasco e aprender danças tradicionalistas.

A 1ª Conferência Brasileira de Turismo Criativo prosseguirá até o dia 23. Palestras, painéis e mesas redondas terão a participação de outros reconhecidos especialistas internacionais e nacionais em Turismo Criativo, Economia Criativa e Cidades Criativas. O primeiro dia da Conferência Brasileira de Turismo Criativo contará com nome de peso no segmento. A palestra que abrirá a programação será do professor de Estudos de Lazer da Universidade de Tilburg (Holanda) e um dos criadores do conceito de Turismo Criativo, Greg Richards, que abordará o Turismo Criativo como um novo futuro para as comunidades locais ganharem competitividade diante dos modelos convencionais de Turismo. Richards é consultor de várias organizações públicas e privadas para implementação do Turismo Criativo.

Responsável pelo programa de Turismo Criativo de Barcelona, desde a sua criação, em 2005, Caroline Couret apresentará a Creative Tourism Network, rede que dirige e à qual estão associados destinos de Turismo Criativo no mundo. Com formação em Gerenciamento da Cultura e pós-graduada em Políticas Culturais, Caroline é a consultora da Associação Internacional de Turismo Criativo, responde pelo Departamento Internacional da Fundació Societat i Cultura (FUSIC), fundação cultural de Barcelona e gerencia projetos do Conselho da Cidade de Barcelona (Barcelona City Council). Antes de vir para Barcelona, ela trabalhou em diversos países e colaborou com organizações de festivais, incluindo o Festival Internacional de Cinema de Cannes e o Festival de Teatro de Avignon, assim como vários projetos em Luisiana, México e Marrocos. Ela nasceu na França, onde se formou em Gerenciamento da Cultura e realizou estudos de pós-graduação em Políticas Culturais.

Sylvie Canal, criadora do portal www.creativeparis.info, participou com as cidades de Barcelona e Roma da criação da Creative Tourism Network e fará painel sobre a experiência de Paris no segmento de Turismo Criativo. Rebecca Wurzburguer, conselheira Municipal e Prefeita pro tempore em Santa Fé, Novo México (EUA), onde ela tem um papel fundamental na criação do novo Plano de Desenvolvimento Econômico de Santa Fé com foco em artes culturais e turismo. É fundadora da International Creative Tourism Associates (Associação Internacional de Turismo Criativo), e internacionalmente reconhecida como líder na área emergente de Turismo Criativo com papel central no sucesso da inscrição de Santa Fé no Creative Cities Program (Programa Cidades Criativas) da UNESCO e na primeira Conferência Internacional em Turismo Criativo da UNESCO que reuniu mais de 200 representantes de 16 países.

Do Brasil, estarão Caio Luiz de Carvalho, Doutor em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo-USP, é considerado um dos maiores experts da atividade turística no Brasil, ex-ministro de Estado do Esporte e Turismo, foi presidente da São Paulo Turismo S/A, de 2005 a 2011, órgão de promoção turística e eventos da cidade de São Paulo e é professor da Fundação Getúlio Vargas na disciplina Gestão do Negócio do Turismo e Entretenimento; Ana Carla Fonseca, economista e Mestre com distinção e louvor em Administração de Empresas pela Universidade de São Paulo, com MBA Executivo pela Fundação Dom Cabral e Doutora em Urbanismo pela Universidade de São Paulo, autora da primeira tese brasileira sobre Cidades Criativas;  Lala Deheinzelin, uma das pioneiras da economia criativa no Brasil, com trajetória por corporações, terceiro setor, governos locais e instituições de fomento, organismos multilaterais e redes colaborativas;  Luiz Gustavo Barbosa, PHD in Business and Management (University of Nottingham), Mestre em Gestão Empresarial pela FGV e Graduação em Economia pela UFF-RJ, atualmente coordenador de Projetos da FGV-Projetos, unidade responsável pela prestação de serviços especializados nas áreas de atuação da FGV;  Cláudia Sousa Leitão,  secretária da Cultura do Estado do Ceará no período de 2003 a 2006, é  professora assistente da Universidade Estadual do Ceará e ocupou o cargo de Secretária da Economia Criativa, no Minitério da Cultura;  e Eloi Zanetti, escritor, consultor em marketing, comunicação corporativa, criatividade e vendas, é co-fundador da Escola de Criatividade, empresa que desenvolve projetos do pensar criativo e inovação aplicada aos negócios para diversos setores e onde desenvolveu uma metodologia prática e conceitual de Turismo Criativo para execução de projetos para o setor no Paraná e outros Estados.

Comentários