Maior grupo hoteleiro português continua a crescer e mantém estratégia de internacionalização nas principais cidades europeias
O Grupo Pestana chega em uma grande cidade europeia com a aquisição de
um novo hotel em Barcelona. Esta nova unidade marca a entrada do maior
grupo hoteleiro português na Espanha, um mercado estratégico para o
Grupo, que investe nas principais cidades da Europa.
A aquisição é oficializada com o apoio do Banco Sabadell e tem
investimento de 15 milhões de euros e é o 15º destino com hotéis Pestana
no mundo.
Assim, a partir de outubro o Grupo Pestana adquire a propriedade e
assume a gestão do atual Hotel Arena de Barcelona, gerenciado até a data
pela cadeia Vincci Hoteles, dando lugar ao Pestana Arena Barcelona. Com
4 estrelas, o novo hotel Pestana está localizado
a poucos metros da Praça de Espanha, junto ao Parque Miró e ao famoso
shopping Arena, a 500 metros da Estação de Sants (ligação TGV Madrid) e
do Centro de Congressos de Barcelona (Fira), do Museu de Arte da
Catalunha, da Aldeia Olímpica e do Monte Juic, numa
localização privilegiada, ideal para quem viaja a negócios ou lazer. A
unidade tem 84 quartos, dos quais 11 são júnior suites e dispõe de
diversas salas de reuniões, ginásio, restaurantes, bares e um original
terraço exterior.
Esta aquisição é uma aposta na forte procura no segmento quatro estrelas
da cidade de Barcelona. Além de tirar partido dos maiores mercados
emissores para esta cidade (França, Estados
Unidos, Itália, Reino Unido e Alemanha), pretende-se ao mesmo tempo
captar uma grande fatia dos mercados portugueses e brasileiro, com
ótimas ligações aéreas diárias. Barcelona é hoje
o 1º destino mais procurado para congressos mundiais e, em termos
internacionais, é hoje o terceiro destino de cruzeiros, sendo o 1º na
Europa. A cidade recebe anualmente 6,6 milhões de visitantes por ano e
ocupa o 6º lugar no ranking das cidades europeias
com maior número de visitantes. O objetivo das autoridades é chegar ao
top 3 europeu da performance hoteleira urbana.
“Em termos hoteleiros, Barcelona é hoje o mercado mais atrativo e
consistente da Espanha, com ocupações e preços médios superiores aos de
Madrid. Tem uma exposição internacional, além de conseguir captar uma
diversidade de segmentos de grande valor (congressos,
cruzeiros, executivos e lazer) e de ter uma baixa sazonalidade. É um
mercado muito interessante para nós e seguramente o que tem fundamentos
mais sólidos em toda a Espanha, com uma estratégia pública de
posicionamento e promoção muito eficaz. Estamos satisfeitos
com esta nova aquisição que marca a entrada na Espanha e abre novas
perspectivas neste País, objetivo de longa data do Grupo”, diz José
Roquette, administrador responsável pela Área de Desenvolvimento do
Grupo Pestana.
Para saber mais e conhecer o universo Pestana acesse
www.pestana.com.
Sobre o Grupo Pestana:
O Grupo Pestana comemorou
em 2012 os 40 anos. Com um percurso de quatro décadas de sucesso, o
Grupo tem e gere mais de 90 unidades em Portugal e no estrangeiro, e
ainda seis campos de golfe, dois casinos, três
empreendimentos de imobiliário turístico, 12 empreendimentos de
Timeshare, uma companhia de aviação charter e um operador turístico, com
o objetivo de oferecer produtos completos e mais atrativos. Na
indústria e nos serviços, o grupo de Dionísio Pestana participa
na empresa de cervejas da Madeira e na Sociedade de Desenvolvimento da
Madeira, gestora do Centro Internacional de Negócios da Madeira. Ao todo
são nove as áreas de negócio onde opera: hotelaria, golfe, casinos,
imobiliário turístico, aviação, distribuição
turística, timesharing, indústria e serviços.
Na hotelaria, o seu
principal negócio, o grupo opera com duas marcas: Pestana Hotels &
Resorts e Pousadas de Portugal, cuja gestão da rede assumiu em 2003. São
47 hotéis (23 em Portugal, 1 em Inglaterra, 1 na Alemanha,
9 no Brasil, 3 em Moçambique, 1 na África do Sul, 1 em Cabo Verde, 1 na
Argentina, 1 na Venezuela, 1 na Colômbia, 1 em Marrocos, 1 nos EUA, 3
em S. Tomé e Príncipe e 1 em Cuba) e 37 Pousadas em todo o país. Ao
todo, são mais de nove mil quartos disponíveis
na Europa, em África e na América, sete mil colaboradores e um EBITDA
de cerca de 93,7 milhões de euros com mais de 386,3 milhões de euros em
receitas, em 2012.
De
acordo com a revista norte-americana "Hotels", o grupo Pestana ocupa a
115ª posição do top 300
das empresas hoteleiras mundiais. Mais recentemente, passou também a
ocupar a 26ª posição do European Hotel Survey 2010, no ranking da
revista "Hotel Management International".
Comentários