Foto Cleiton Thiele/Serra Press
Bellmann, Zorzanello, Marta, Marcus e Barbacovi recepcionaram os jornalistas no Hotel Blumenberg
Internacionalização e repaginação do evento foram destacadas pelos diretores
O
25º Festival do Turismo de Gramado escolheu o Hotel Pousada Blumenberg,
em Canela, para realizar o café da manhã com a imprensa, organizado
pelo Departamento de Comunicação da empresa Marta Rossi & Silvia
Zorzanello – Feiras e Empreendimentos, realizadora do Festuris.
Realizado na manhã desta quarta-feira (16), contou com a presença dos
diretores da feira Marta Rossi, Eduardo Zorzanello e Marcus V. Rossi, do
vice-prefeito de Gramado, Luiz Antônio Barbacovi, e do diretor do
hotel, Ditmar Bellmann.
Na
ocasião, foram apresentadas as novidades do evento à imprensa da Região
das Hortênsias. A primeira delas é que o Festuris está repaginado e
preparado para ser a melhor plataforma de negócios do setor na América
Latina. O evento se realizará de 7 a 10 de novembro, no Serra Park
(feira) e Centro de Convenções do Hotel Serrano (congresso).
Com
o tema “Turismo: A Vanguarda da Economia Sustentável”, Marta Rossi
esclareceu que a proposta levantada pelo Festuris veio ao encontro do
que o Hotel Blumenberg já vem trabalhando há alguns anos: a
sustentabilidade. “Foi por sermos vanguardistas, há 25 anos, que o
festival profissionalizou o turismo no Rio Grande do Sul”, observou a
diretora.
Já
Zorzanello lembrou o ingresso da empresa Marta Rossi & Silvia
Zorzanello na Organização Mundial do Turismo (OMT). “Isso nos dá força,
abre portas e novos caminhos no Exterior. Agora conseguimos chegar a
novos destinos e trazê-los para o Festival do Turismo com mais
facilidade”, conclui.
Para
o diretor Marcus Rossi, o aumento nos números do Festuris nunca foi a
principal filosofia, e sim, colocar Gramado e região à frente, até
mesmo, da empresa. “Quando apresentamos a região, suas belezas e sua
cultura, as portas se abrem. Estudar as necessidades dos destinos também
nos garantiu uma aproximação maior, e hoje são 65 países confirmados
nessa 25ª edição”, apontou Marcus.
HOTEL
Com
troféus, prêmios e certificados de importantes entidades do País, o
Hotel Blumenberg é referência em gestão hoteleira sustentável. “Nossa
preocupação com o tema surgiu a partir de 2006, com pequenas ações. Mas
com isso repensamos nossos hábitos, entendendo o que é a
sustentabilidade e todas as suas facetas. Foi quando começamos a ser
reconhecidos e também a ser exemplo para os hoteleiros que buscam
implementar o mesmo sistema”, explica o diretor do hotel, Ditmar
Bellmann.
“O
Festival do Turismo de Gramado é a grande oportunidade de apresentar,
em três ou quatro dias, o que temos de melhor em nossa região. Podemos
mostrar um Brasil desconhecido para muitas pessoas”, afirmou o
vice-prefeito Luiz Antônio Barbacovi.
Confira as principais informações relacionadas ao evento:
TEMA CENTRAL: “TURISMO – A VANGUARDA DA ECONOMIA SUSTENTÁVEL”
Números
2.500 expositores
400 estandes
20 mil m² de área
65 destinos internacionais representados
22 companhias aéreas
Estimativas
Até 15% de crescimento
14 mil visitantes
250 jornalistas
Novos destinos/expositores internacionais em destaque:
Arizona
Chicago
Curaçao
Las Vegas
Machali
Magalanes
México
Quênia
Tailândia
Turks and Caicos
Congresso: Tem o mesmo tema do Festuris, “Turismo – A Vanguarda da Economia Sustentável”.
Destaque
para as palestras “Turismo Sustentável e o Desenvolvimento Econômico”,
com Márcio Favilla, Diretor Executivo de Competitividade, Relações
Exteriores e Associações da OMT; e “Vendas No Século XXI - Mudar ou
Morrer”, com Dado Schneider, doutor em Comunicação.
Workshop:
Destinos internacionais como África do Sul, Uruguai, Arizona, Barbados e
Seychelles são alguns dos destaques que serão apresentados nas salas de
workshop do evento.
Novidades:
NOVOS SALÕES –
A segmentação é uma das marcas mais fortes do evento. Em 2013, estão
sendo lançados os Salões de Sustentabilidade e Mice Abeoc Brasil
(voltado a eventos corporativos).
RODADA DE NEGÓCIOS –
As Rodadas de Negócios do Sebrae nesta edição têm enfoque no grande
evento mundial que o Brasil receberá no próximo ano: a Copa do Mundo.
Com o tema “Venda Brasil – Roteiros Segmentados Copa 2014”, o objetivo é
que destinos expositores apresentem seus atrativos aos profissionais
presentes na feira e abrir as portas para parcerias comerciais. A
presença de jornalistas é uma das inovações de 2013.
SALAS DE CAPACITAÇÃO –
Para desenvolver temas e debates de interesse do trade turístico,
haverá três espaços específicos de capacitação durante os dois dias da
feira.
MAMUTH
– Sistema de acessibilidade em aeroportos, com conectores para acesso
às aeronaves, o “Mamuth” será apresentado durante a feira. Este
equipamento, desenvolvido pela empresa gaúcha Ortobrás, venceu a
licitação para ser instalado nos aeroportos administrados pela Infraero.
Medindo 7 metros de altura e 14 metros de comprimento, será o meio de
acesso à Sala de Imprensa do Serra Park.
“PENSAR SUSTENTÁVEL” – Uma série de ações e orientações estão sendo preparadas para que expositores e visitantes adotem práticas sustentáveis.
MOBILIDADE NA FEIRA –
A organização do evento criou uma nova dinâmica para otimizar o fluxo
dos 14 mil visitantes aguardados nos dois dias de feira. A partir desta
edição, o acesso e a saída dos pavilhões do Serra Park serão feitos em
pontos distintos.
NOITE DE ABERTURA –
Após a tradicional solenidade de abertura, às 20 horas, no Palácio dos
Festivais, os convidados do evento serão recebidos na Sociedade Recreio
Gramadense pelo Governo do Rio Grande do Sul, que promoverá a “Festa das
Festas”, a partir das 22 horas.
OMT –
A empresa Marta Rossi & Silvia Zorzanello – Feiras e
Empreendimentos, promotora do evento, comemora em 2013 uma chancela
inédita no mercado internacional: é a primeira empresa brasileira de
eventos certificada na Organização Mundial do Turismo (OMT), agência das
Nações Unidas composta por membros de 155 países
Comentários