Meliá Hotels International renova seu compromisso com a comunidade acadêmica para impulsionar o empreendedorismo, o turismo responsável e a internacionalização






A companhia hoteleira mantém há 11 anos um convênio com a Universidade das Ilhas Baleares para financiar ações de formação e de pesquisa em turismo


A hoteleira líder na Espanha reforçou por mais um ano seus laços com o mundo acadêmico por meio da renovação do Seminário Meliá Hotels International de Estudos Turísticos. Trata-se de uma iniciativa de 2002 impulsionada pelo presidente da Meliá, Gabriel Escarrer, em colaboração com a Universidade das Ilhas Baleares (UIB), que promove a qualidade e a consolidação dos estudos e da pesquisa no turismo.

Coincidindo com a celebração do Dia Mundial do Turismo, a Companhia apresentou um balanço das atividades financiadas com o Seminário ao longo do ano acadêmico 2012 - 2013, e que eram focadas prioritariamente no empreendedorismo, na integração dos estudantes com o mundo empresarial, no turismo responsável e na internacionalização dos profissionais do setor.

Destaca-se assim a colaboração e o financiamento, junto ao Seminário Bancaja, da primeira escola de "Turempreendedores" das Ilhas Baleares (Espanha), para estudantes do último ano de graduação e pós-graduação que tenham a intenção de oferecer a formação e o apoio para desenvolver projetos inovadores no setor turístico.

No âmbito de pesquisa, foi apresentada a primeira convocação do "Prêmio de Pesquisa Turística", resultando na seleção de um projeto para o estudo do turismo cultural como alavanca de desestatização do modelo turístico balear.

Na área de formação, o Seminário evoluiu nos últimos anos com um enfoque prioritário no turismo responsável, através do financiamento de cursos, disciplinas e palestras relacionados à responsabilidade social, ética empresarial e sustentabilidade. Além disso, promovendo a capacitação dos estudantes, foram concedidas "bolsas de internacionalização" para a realização de práticas nos hotéis da Companhia na República Dominicana, Malásia e México, destacando assim a importância da experiência internacional como uma vantagem competitiva para profissionais do setor.

A hoteleira também já anunciou as principais linhas de atuação para o curso de 2013 - 214, que pretende potencializar a integração dos estudantes no mundo empresarial como último escalão para completar sua formação. "Devemos dotar os estudantes de conhecimento e competência que garantam sua excelência profissional no setor, assegurando-nos de que a sustentabilidade e a responsabilidade social sejam uma realidade consolidada na empresa turística do futuro", afirmou Lourdes Ripoll, vice-presidente de RSC na Meliá Hotels International, durante o ato oficial de apresentação do Seminário realizado na UIB.

Além de manter as ações de formação, durante esse curso serão postos em prática projetos de pesquisa e inovação, conjuntamente com a UIB, que permitirão aos estudantes colaborar estreitamente com os profissionais da Meliá, tanto na universidade, como dentro da própria empresa.

A Meliá Hotels International, referência mundial de turismo no âmbito da responsabilidade social, reforçou seus vínculos com organismos multilaterais e com o setor público, com um foco muito importante nas universidades e no mundo acadêmico como chave do modelo turístico sustentável e responsável do futuro.

Sobre a Meliá Hotels International

Fundada em 1956 em Palma de Mallorca (Espanha), a Meliá Hotels International é uma das maiores companhias hoteleiras do mundo, além de líder absoluta do mercado espanhol. Atualmente, dispõe de mais de 350 hotéis e 90.000 apartamentos distribuídos em 39 países de 4 continentes, comercializados sob as marcas: Gran Meliá Hotels & Resorts, Meliá Hotels & Resorts, ME by Meliá, Innside by Meliá, Tryp by Wyndham, Sol Hotels e Paradisus Resorts. O Club Meliá, único clube de férias entre as hoteleiras espanholas, complementa a oferta de produtos e serviços da Companhia.

Sobre a Meliá Hotels International no Brasil

A Meliá Hotels International está no Brasil desde 1992 e mantém escritório corporativo em São Paulo. Atualmente, administra diversos empreendimentos localizados nas cidades de São Paulo, Angra dos Reis, Brasília e Campinas sob as marcas Meliá Hotels & Resorts e TRYP by Wyndham. A Meliá Hotels International Brasil vem atuando principalmente no segmento de hotéis “business” e também administra o Meliá Angra Marina & Convention, no segmento “resort”.

Próximas Aberturas no Brasil: Meliá Barra (PE), Innside Barra (PE), TRYP Belo Horizonte (MG) e TRYP Itaboraí (RJ).

Comentários