Total de visualizações de página

quarta-feira, 9 de outubro de 2013

FORD NORDESTE COMEMORA 12 ANOS DE OPERAÇÃO COM MAIS DE 2,3 MILHÕES DE VEÍCULOS PRODUZIDOS



O Complexo Industrial da Ford em Camaçari, Bahia, completa, no próximo 12 de outubro, 12 anos da sua inauguração, quando se tornou um marco de desenvolvimento para o Nordeste por ser a primeira indústria automobilística a se instalar na região.
A fábrica, modelo de inovação tecnológica da Ford, produziu, de 2002 a agosto de 2013 um total acumulado de 2.315.000 veículos. A linha Fiesta Rocam contribuiu com 1.455.000 unidades, sendo 960.000 do modelo hatch e 495.000 da versão sedan.
O EcoSport, que em janeiro de 2009 havia alcançado a marca de 500.000 unidades produzidas, acumula, em agosto de 2013, um total de 860.000 veículos fabricados.
A produção de Camaçari atingiu, nos onze anos de atividade, 210.454 unidades por ano, um pouco abaixo das 250.000 unidades de sua capacidade produtiva. Em 2015, será complementada pela nova fábrica de motores que esta em construção no Complexo Industrial de Camaçari.
            A unidade tem estrutura de primeiro mundo e funciona como um gigantesco condomínio, com fornecedores integrados na cadeia de produção, dentro de uma logística unificada. Trata-se de um novo conceito de fábrica, com organização e sistema de produção enxutos, sem estoque. 
            Outro importante evento em Camaçari foi a inauguração, em setembro de 2002, do Centro de Design. Cerca de 80 profissionais, entre designers, engenheiros, administradores, modeladores de “clay”, entre outros, compõem o quadro dos que desenvolvem a apaixonante atividade da criação do design automotivo.
            O Centro é equipado com o que há de melhor. Destaque para as estações gráficas de trabalho de última geração, diversos equipamentos de usinagem em clay de 5 eixos, prototipagem em 3D e uma oficina de protótipos completa.

COMPLEXO DE CAMAÇARI

            A unidade da Ford na Bahia foi o principal empreendimento industrial que a empresa realizou no mundo, no início do século XXI. Foram investidos aproximadamente US$ 1,9 bilhão, considerando, apenas, as inversões sob a responsabilidade da Ford. O Complexo conta com 30 fornecedores, sendo 26 instalados diretamente dentro de sua área industrial e mais 4 outros em um parque industrial anexo.
            Dentro do Conjunto Industrial foi construído o Centro Tecnológico Automotivo. Ele atua em complemento ao Programa de Qualificação Profissional para a indústria automobilística, implantado no município de Camaçari.
            É desse grande empreendimento que saíram os produtos do Projeto Amazon – Fiesta Hatch, Fiesta Sedan e EcoSport. A unidade, tem 4,7 milhões de metros quadrados de área total, 1,6 milhão m² de área construída, 230 mil m² de edificações e 7 milhões m² de preservação ambiental e reflorestamento.
Assessoria de Imprensa - Ford

Nenhum comentário: