Total de visualizações de página

quarta-feira, 9 de outubro de 2013

Descubra mais três paraísos em Riviera Nayarit



 
·         Ilhas paradisíacas encantam qualquer visitante pela vida selvagem, história e praias exclusivas


Conhecida por seus mais de 300 quilômetros de costa, Riviera Nayarit também é o recanto de três conjuntos de ilhas paradisíacas. Duas delas, Islas Marietas e a Isla Isabel, permitem aos viajantes explorar o melhor do ecoturismo em terras mexicanas, já que ambas são reservas da biosfera protegidas pela Unesco. Já Mexcaltitán convida a uma rica imersão pela história local, com direito a sabores exclusivos do Tesouro do Pacífico Mexicano.

Islas Marietas
Desde que o explorador francês Jacques Cousteau descobriu esse paraíso, ele se tornou um dos principais embaixadores mundiais das Islas Marietas, convencido da necessidade de proteger o pequeno arquipélago por se tratar de um autêntico patrimônio natural da humanidade. Atualmente, o grupo de ilhas constitui uma reserva federal, natural e protegida, com acesso restrito, viabilizado por meio de passeios operados pela Vallarta Adventures.

Os visitantes são conduzidos em um bote, conhecido na região como panga, e podem descobrir a esplêndida vida selvagem que impressionou o próprio Costeau. Formadas a partir da atividade vulcânica, as ilhas são habitadas por milhares de aves e o mar circundante oferece visões únicas para um mergulho e passeio, em plena harmonia com polvos, tartarugas marinhas e peixes coloridos. Para quem busca recantos ainda mais exclusivos, a dica é atravessar um túnel natural, que leva à bela e isolada Praia do Amor.

Isla Isabel
Originária de uma atividade vulcânica subaquática, a ilha quase virgem tem cerca de dois quilômetros de área e está a duas horas de barco de San Blas. Trata-se de um parque nacional e reserva da biosfera, por exibir uma incrível fauna, falésias e surpreendentes vistas panorâmicas do Oceano Pacífico.

A região é reconhecida pelas exóticas espécies de aves que habitam este santuário natural para se proteger dos predadores. Para a devida preservação do ecossistema, as visitas são limitadas. Parecidas com as mundialmente conhecidas Ilhas Galápagos, ali é possível encontrar ninhos de aves raras como o pinguim de patas roxas e azuis.

Os recifes de corais tornam o cenário ainda mais encantador. O passeio de barco também agrada, já que o período de junho a setembro é a época de acasalamento de arraias gigantes dóceis, de baleias tiburones e jubarte. Trata-se de uma experiência deslumbrante e exclusiva para viajantes que valorizam o contato com a natureza. Aqueles que quiserem dormir no local devem se preparar para ocupar tendas geridas por empresas de ecoturismo, que providenciam itinerários e suprimentos para facilitar essa experiência, em total sintonia com o meio ambiente.

Mexcaltitán
É a oportunidade de desvendar um mundo cheio de mistérios, histórias e experiências culturais. Para alcançá-la, os viajantes atravessam vastos manguezais – hábitat de aves, jacarés, tartarugas, peixes, camarões, lagostas e mexilhões – em botes a motor que partem do povoado de La Batanga, distante a uma hora de viagem de San Blas.

A história de Mexcaltitán é um mistério. A ilha tem profundas raízes na antiga história asteca e muitos creditam ao local o nascimento do México moderno. Antigas profecias astecas referem-se à ilha como lugar original de um grupo de ameríndios que viria a fundar Tenochtitlán (atual Cidade do México) e criar uma das mais poderosas cidades do mundo na Idade Moderna.

Conhecida por alguns como a Veneza mexicana, Mexcaltitán oferece passeios que permitem caminhar pela ilha, inclusive nas épocas em que os níveis da água são mais altos. A prática de pesca é comum e saborosos pratos à base de peixes e crustáceos saem das águas locais, tão piscosas que é possível ver os pescados capturados sendo preparados pela população nas calçadas do vilarejo. Restaurantes servem ceviche de camarão fresco ou então uma deliciosa tostada crocante de camarões secos e inteiros, como se o tempo tivesse parado na era pré-hispânica. Em Mexcaltitán existe apenas um hotel, sem nome, que faz desta ilha escondida um tesouro cultural.
 
Sobre a Riviera Nayarit

A Riviera Nayarit é o mais novo destino turístico do México e ocupa 307 quilômetros na costa do Pacífico, emoldurada por espetaculares montanhas e a poucos minutos do Aeroporto Internacional de Puerto Vallarta. Conhecido como Tesouro do Pacífico Mexicano, concentra resorts de luxo e hotéis-butique. Exibe como atrativos a hospitalidade, o bem-estar, cenários ideais para a prática do surfe, campos de golfe de nível mundial e uma exuberante vida natural, com uma ampla variedade de tartarugas marinhas e aves tropicais. Recentemente, alguns de seus principais empreendimentos hoteleiros receberam a cobiçada chancela de Virtuoso Preferred Destination, o que posicionou Riviera Nayarit no rol dos mais sofisticados destinos em todo o mundo. 

Nenhum comentário: