Embratur promove a exibição de 30 filmes nacionais em festival de cinema uruguaio. Gastronomia também faz parte da ação
O
cinema e a gastronomia brasileiros fazem parte do leque de produtos
promovidos pela Embratur (Instituto Brasileiro de Gastronomia) que, na
próxima semana, estarão
em evidência no Uruguai durante a quarta edição do Cine Fest Brasil
Montevidéu. Serão exibidas 30 produções nacionais, entre longas e
curtas, além de festival gastronômico, que servirá pratos e ingredientes
brasileiros em tradicionais restaurantes da capital
uruguaia, entre os dias 24 e 30 de outubro.
“O
cinema e a gastronomia são poderosas ferramentas de promoção de um
país. São sínteses de nossa cultura, que é o que mais agrada o
estrangeiro que vem ao
Brasil, como revelam nossas pesquisas”, afirma o presidente da
Embratur, Flávio Dino. " Por isso, reunimos esses dois importantes
aspectos da cultura brasileira em um único evento".
Além
das produções cinematográficas, os vizinhos uruguaios também poderão
apreciar, durante o festival gastronômico, pratos como moqueca de peixe e
camarão, tortas
com queijos tipicamente brasileiros como o catupiry, além de doces de
frutas - sobremesas tradicionais de várias regiões do país.
O
Uruguai é um mercado prioritário para a Embratur. O país ocupa o
segundo lugar do ranking sul-americano na emissão de turistas ao Brasil,
ficando atrás apenas
da Argentina. Em 2012, 253.864 turistas uruguaios estiveram em terras
brasileiras. O segmento Sol e Praia é o mais procurado, sendo
Florianópolis (SC) o destino preferido dos uruguaios quando estão em
busca de lazer.
Em breve, no circuito espanhol
Em
novembro, será a vez dos espanhóis apreciarem o cinema brasileiro
durante a sétima Mostra e Encontro do Cinema Brasileiro na Espanha –
Novocine -, que acontecerá
em Madri e em Salamanca. A abertura do Novocine será no Palafox,
tradicional sala de cinema madrilenho. Ao todo, serão exibidas sete
produções brasileiras ainda inéditas no circuito espanhol.
Mais cinema e turismo
Nos
meses de agosto e setembro, a Embratur apoiou o BRAFF (Brazilian Film
Festival) de Nova Iorque, de Miami (EUA) e de Londres (Reino Unido).
Além dos filmes,
o BRAFF também levou a culinária brasileira aos americanos e ingleses.
Durante os festivais cinematográficos, também ocorreram festivais
gastronômicos nas três cidades, evidenciando os sabores brasileiros.
Os
curadores do BRAFF foram o diretor de fotografia Walter Carvalho, o
cineasta e atual presidente da Associação Brasileira de Produtores
Independentes de TV
(ABPITV), Marco Altberg, a produtora executiva, Elisa Tolomelli, o
gerente de marketing e de desenvolvimento de projetos do Canal Brasil,
André Saddy e o cineasta, produtor e fundador da locadora Cavídeo, Cavi
Borges.
Durante
o BRAFF, também ocorreu uma mostra com temática futebolística. Filmes
sobre a vida de ídolos como Heleno de Freitas, Garrincha e Zico foram
exibidos para
o público.
Comentários