Total de visualizações de página

terça-feira, 8 de outubro de 2013

Caravana Binacional Pantaneira partirá de Corumbá


Serão oito dias de aventura off road pelo Pantanal Sul-Mato-Grossense
Turismo, aventura e adrenalina. Essa é a proposta da Caravana Binacional Pantaneira que será realizada de 19 a 26 de outubro pela primeira vez no Brasil, tendo o município de Corumbá como ponto de partida, reunindo motociclistas e quadriciclistas do Brasil, Bolívia e da Europa.
Será uma aventura pelo Pantanal Sul-Mato-Grossense até chegar a Campo Grande, passando por áreas alagadas, chapadas, morrarias e cerrado. O itinerário escolhido será o mesmo utilizado pelas comitivas de gado, em período de cheia no Pantanal, quando os peões são obrigados a percorrer longas distâncias, retirando o gado das áreas alagadas, levando-os para regiões mais altas.
Batizada de "Comitiva Pantaneira" o ponto de partida da Caravana Binacional Pantaneira, será em Corumbá, na fronteira com a Bolívia, no dia 19, no Centro de Convenções e haverá uma série de apresentações culturais, exposições de artesanato local e cadastramento dos participantes. Para um dos idealizadores da Caravana no país vizinho, Juan Carlos Salvatierra, o roteiro é uma nova forma de fazer turismo.
De lá, o grupo segue para o Lampião Aceso, passando pela Estrada Parque, Porto da Manga, Curva do Leque, Passo do Lontra, Nabileque (região das águas), seguindo para os trechos radicais das morrarias e chapadas da Serra de Maracaju, passando pela Aldeia Bodoquena, Bonito e Aquidauana. O trajeto a ser cumprido pelos quadriciclos e pelas motos será sempre por estradas vicinais e trechos radicais, selecionados pela equipe de logística da Caravana.
O projeto visa, por meio do esporte, resgatar a história dos tradicionais peões pantaneiros nas suas jornadas com o gado, levando e trazendo boiadas por este imenso Pantanal, permitindo conhecer os métodos utilizados pelos peões durante as comitivas, atravessando rios, corixos, vazantes e áreas alagadas, agregando costumes, música e alimentação típica da região. 

O evento é uma realização da Caravan Tour Expedition, com apoio das Prefeituras Municipais de Corumbá, Aquidauana e Bonito e Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul. As vagas são limitadas e podem ser feitas pelo site www.caravanapantaneira.com.br. Mais informações pelo telefone 67. 3213-1876.
Em bate-papo, um dos idealizadores da Caravana na Bolívia, Juan Carlos Salvatierra, conta suas expectativas em relação ao evento no estado sul-mato-grossense. Leia mais:
CBP - Depois do sucesso da Caravana ATV Bolívia chegou a vez de MS sediar este grande evento, qual sua expectativa?
JCS- É uma ideia muito boa que demandou muito trabalho e dedicação e os resultados tem que ser bons para todos os interessados, sejam eles, governo, prefeituras, patrocinadores e participantes. É o início de uma nova forma de fazer turismo.
CBP- O que destacaria em relação a este novo desafio?
JCS - Está sendo desenvolvido em uma região que por si só é muito bonita e muita gente está a espera de um convite para que possam visita-la, como nós bolivianos. O Brasil é um país muito bonito para se conhecer.
CBP - Como os participantes que habitualmente seguem a Caravana, receberam a noticia deste novo roteiro no pantanal sul-mato-grossense?JCS - Pelo que temos visto é algo que eles esperavam. Na Bolívia já são 17 anos de Caravana e todos sempre buscam por novas rotas. O Pantanal é algo que sempre quiseram conhecer e estão desejosos de participar.
CBP - O que mais te chamou a atenção na Caravana Binacional Pantaneira?JCS - Conhecer as fazendas brasileiras e desfrutar  da natureza pantaneira que é também compartilhada com o território boliviano.


Nenhum comentário: