Viaja Brasil - A OTA das Agências de Viagens é lançado na 41ª ABAV


O programa oferecerá tecnologia de ponta para que as agências de viagens possam operar no ambiente web
O Viaja Brasil é um programa integrador de serviços de viagens e turismo que oferecerá aos clientes (internautas) roteiros diferenciados. A ferramenta tem o propósito de desenvolver o turismo brasileiro ofertando roteiros ainda não explorados e outros já consagrados.
Atualmente, existem duas formas de e-commerce no turismo: as OTAs puras, que vendem diretamente para o público-final, e as Operadoras tradicionais, que vendem para as agências de viagens.
A visão inovadora do Programa Viaja Brasil compila estas duas modalidades constituindo uma plataforma que atende tanto os profissionais do turismo como o público-final. Outro diferencial do Viaja Brasil é remunerar as agências de viagens suporte de forma ousada e inovadora, sendo a primeira OTA a remunerá-las pelos serviços (conceito B2C2B).
Os pilares que norteiam o Programa Viaja Brasil são: tecnologia, conteúdo, gente e gestão.
Este modelo de negócio permite que todas as agências de viagens; pequenas, médias e grandes, se tornem uma OTA. O programa será fornecido sem custo algum para as agências de viagens, fato que facilita o acesso à tecnologia de ponta.
A partir do momento da compra, o cliente poderá escolher a agência suporte que fará seu atendimento pós-venda. Caso não tenha uma preferência, o sistema elegerá uma de forma randômica.
No site do Viaja Brasil serão ofertados serviços de transporte aéreo, hotelaria, pacotes turísticos (fechados e dinâmicos), aluguel de carros e receptivos, que poderão ser comprados juntos ou separados. Os sites das agências de viagens poderão ter um banner que leve o internauta diretamente para a página do Viaja Brasil.
Outro grande diferencial do programa será a responsabilidade sobre toda e qualquer venda realizada através do Viaja Brasil. Isso significa 100% de responsabilidade solidária junto às agências de viagens suporte, que estarão isentas de qualquer ônus.
O Programa Viaja Brasil é democrático e antes de entrar definitivamente no ar dará trinta dias para que as agências de viagens se cadastrem como agências suporte. A primeira etapa do cadastramento será realizada durante os dias 4, 5 e 6 de setembro, na 41ª ABAV – Feira de Turismo das Américas, no estande 49 na Rua C, em frente ao espaço Braztoa.
Após essa data, as agências poderão se cadastrar através do e-mail: cadastro@viajabrasil.com.br.
Como o Viaja Brasil irá remunerar as agências suporte?
Com o lema “a OTA das Agências de Viagens”, o Programa Viaja Brasil trabalhará com um inovador modelo de remuneração para as agências de viagens suporte.
Para as compras efetuadas pelo internauta diretamente no portal Viaja Brasil, a agência de viagens suporte que realizar o atendimento pós-venda será remunerada com 6% sobre o valor da compra.
A remuneração dobra para 12% quando a compra efetuada no Viaja Brasil tiver origem no site da agência suporte.
E ainda há outra possibilidade, se o contato do cliente for diretamente na agência suporte e a venda for efetuada através do Viaja Brasil, a remuneração ficará a critério do próprio agente, variando até 15%. Tal modelo permite maior flexibilidade ao agente de viagens na hora de fechar o negócio com o cliente.
Todas as agências podem ser uma OTA
Com o lema “a OTA das Agências de Viagens”, o Programa Viaja Brasil cederá a tecnologia de e-commerce gratuitamente para as agências de viagens suporte.
Recentemente, inclusive, o presidente da ABAV Nacional, Antonio Azevedo, declarou que todas as agências de viagens tendem ser uma OTA. “O Programa Viaja Brasil dará os subsídios tecnológicos necessários para que haja essa transformação”, afirma Wagner Ferreira.
O e-commerce no setor de turismo é dos que mais se desenvolve no Brasil. A expectativa é que as compras de pacotes de viagens, passagens e reservas de hotéis online cresça 31% em 2013, segundo levantamento da E-Consulting.
O Programa Viaja Brasil acredita que a transformação das agências de viagens em OTA não interferirá na concorrência entre elas. Pelo contrário, este é um caminho natural do comércio como um todo e contribuirá para a capacitação ainda maior dos agentes de viagens em suas consultorias.
 Quem é Wagner Ferreira?
Nome forte da aviação brasileira com quarenta anos de experiência, Wagner Ferreira começou sua carreira na Vasp, em 1972, como controlador de reserva de passagens. Passou por várias posições até chegar ao cargo de vice-presidente comercial.
 Em 1999, recebeu um convite do comandante Rolim, presidente da TAM Linhas Aéreas, para assumir a diretoria comercial da companhia. Permaneceu na empresa até 2008, onde ocupava o cargo de vice-presidente comercial. Em janeiro de 2009 assumiu a presidência da Web Jet, permanecendo até fevereiro de 2010.
Wagner Ferreira foi várias vezes homenageado por ter prestado serviços relevantes na aviação civil e na área de turismo, dentre as principais estão: título de cidadão de Recife, da Paraíba, de Natal, do Espírito Santo e de Foz do Iguaçu, além do título de Grão Mestre da Ordem do Mérito Aeronáutico concedido pelo Comando da Aeronáutica do Brasil.
Wagner Ferreira ocupa a cadeira de número cinco da Academia Brasileira de Eventos e Turismo, entidade a qual também preside. Pediu afastamento temporário do cargo para lançar o Programa Viaja Brasil na 41ª ABAV – Feira de Turismo das Américas. 
É o presidente do Programa Viaja Brasil. 

Comentários