São Paulo se mantém líder no turismo de negócios



A capital paulista recebeu 48,3% dos estrangeiros para este fim. Brasília foi a cidade que mais cresceu, ampliando em 46% o número de visitantes que vieram ao País a negócios



São Paulo é o principal destino de turismo de negócios do país, segundo o Estudo da Demanda Turística Internacional, divulgado na semana passada pelo ministro do Turismo, Gastão Vieira. A capital paulista recebeu 48,3% dos estrangeiros que vieram ao Brasil a negócios. Brasília foi a cidade que mais cresceu neste segmento em 2012, ampliando em 46% o número de visitantes.

O Rio de Janeiro, com 23,9%, aparece como o segundo destino de negócios do País, seguido por Curitiba (4,4%) e Porto Alegre (4,1%). Embora registre o maior aumento no percentual de turistas recebidos, na comparação com 2011, Brasília ocupa a quinta posição no ranking com a fatia de 3,8%.

As demais cidades colocadas na lista dos dez maiores receptores de turistas estrangeiros a negócios são Belo Horizonte (3,5%), Campinas (3,5%), Foz do Iguaçu 92,9%), Salvador (2,8%) e Fortaleza (2,1%).

De acordo com o estudo, o Brasil recebeu 5,67 milhões de turistas estrangeiros em 2012. A maioria, 46,8%, teve como motivação da viagem o lazer. O turismo de negócios teve participação 25,3% no total de visitantes e as viagens para visitar amigos e parentes, 24,4%.

Os dados do estudo, realizado pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) para o Ministério do Turismo, foram coletados em 15 aeroportos e 10 postos de fronteiras terrestres em entrevistas com 31 mil estrangeiros que visitaram o Brasil em 2012.
Assessoria de Comunicação- Ministério do Turismo

Comentários