RN participa da ABAV nesta quarta e soma presença em 37 eventos turísticos em um ano


O Governo do Estado, através da Secretaria de Estado do Turismo (Setur) e Empresa de Promoções Turísticas do RN (Emprotur) participará, nesta quarta-feira, da 41ª Feira de Turismo das Américas - ABAV 2013. O evento - considerado dos mais importantes do calendário do segmento – ocupará um espaço de 58,2 mil m² no Anhembi, em São Paulo, e se estende até o domingo.
Com presença confirmada na ABAV, o Governo do Estado soma 37 participações em eventos ligados ao turismo desde setembro de 2012, sendo 17 nacionais (incluindo a 40ª edição da ABAV 2012, no Rio de Janeiro), 14 internacionais (com presença nas cinco edições da Goal to Brasil) e cinco locais, sendo o último o Salão Rota 101 Nordeste, realizado no Centro de Convenções de Natal.
Para esta edição da ABAV, as equipes da Setur/Emprotur prepararam um stand de 86 (maior do que o espaço conquistado em 2012, com 60 m²), com imagens dos diversos destinos turísticos do Estado e degustações de doces e bebidas regionais, além de brindes e mostra de artesanatos típicos, organizados pela Secretaria de Trabalho e Assistência Social (Sethas).
“A ABAV é, indiscutivelmente, a maior feira do turismo nacional. E este ano, apresenta um diferencial: a participação de dez novos países, além da reunião dos principais agentes de viagem nacionais. Assim como nos últimos anos, o Rio Grande do Norte se fará presente para ratificar sua missão de consolidar o turismo potiguar em nível nacional e internacional”, comentou o secretário Renato Fernandes.
O presidente da Emprotur, Sandro Pacheco, também destaca a importância do evento e frisa que "o Rio Grande do Norte participará mais uma vez da Feira mostrando as belezas do litoral potiguar e os atrativos do interior que vão desde a culinária, pontos de peregrinação religiosa, festejos culturais, cavernas, pinturas rupestres, locais para prática de esportes radicais e etc."
Na Feira, todos os segmentos do turismo estarão representados. A diversidade é representada pela presença do turismo rural, de luxo, de lazer, de esporte, produtos de lua de mel, companhias aéreas, corporativas, operadoras, empresas de tecnologia, o maior grupo hoteleiro do mundo, entre outras, além das centenas de estandes espalhados pela área.
Paralelo à Feira da Abav, o RN participa de outros dois eventos agregados: o Salão de Turismo e o 40º Encontro Comercial Braztoa, este último promovido pela Associação dos Operadores de Turismo do Brasil e com o objetivo de criar um espaço adequado aos negócios e o fortalecimento das relações entre os operadores e as agências de viagens de todo o país.
Renato Fernandes também foi convidado pelo ministro do Turismo, Gastão Vieira, a participar do lançamento da segunda edição do programa Viaja Mais Melhor Idade, que oferece crédito facilitado, vantagens e descontos exclusivos para as pessoas de 60 anos ou mais, aposentados ou pensionistas para viajar pelo Brasil.
Ainda durante a ABAV será lançado pela CTI Nordeste (conselho formado pelos secretários de turismo dos nove estado do NE e do qual o titular da Setur/RN é o vice-presidente), o projeto Curta o Nordeste – uma plataforma bilíngue de divulgação de todos os Estados nordestinos, com suas peculiaridades destacadas individualmente.
Além de Renato Fernandes, representarão o RN na ABAV a gerente de Promoções Turísticas da Emprotur, Gina Robinson, e as assessoras técnicas da Emprotur, Ana Rita Couto, e da Setur, Juliana Karla.

Comentários