Pernambuco é só Chegar desembarca no Festival de Turismo de João Pessoa



A Secretaria de Turismo de Pernambuco (Setur-PE) e a Empresa de Turismo de Pernambuco (Empetur) levam para João Pessoa, no próximo dia 28 de setembro, o workshop Pernambuco é só Chegar. A capacitação, voltada a agentes e operadores de viagem, será realizado dentro da programação do 3º Festival de Turismo de João Pessoa, que acontecerá entre os dias 27 e 28. Pernambuco participará da mostra com um lounge triplo, ambientado com imagens do turismo rural, da cidade de Gravatá e do arquipélago de Fernando de Noronha.
Em João Pessoa, a programação do workshop – que inclui apresentação geral do destino, rodada de negócios, degustação da culinária pernambucana e apresentação cultural – será integrada à grade do festival, coincidindo com seu encerramento. No sábado, a rodada de negócios do festival será toda dedicada a Pernambuco, quando os profissionais do setor poderão trocar informações e conhecer um pouco do que o trade turístico do Estado tem a oferecer.
O cardápio do evento ficará sob a responsabilidade do chefe Alcindo Queiroz, do restaurante Patuá, que fará uma viagem pelos sabores pernambucanos. Representando o litoral será servido bobó de bacalhau e arroz de frutos do mar, além de caldinhos de camarão, feijão, sururu, peixe e fava. O arrumadinho de charque e o escondidinho de carne de sol foram inspirados no Agreste, enquanto o cuscuz com paleta de cordeiro ao molho de vinho do São Francisco traz o sabor do Sertão. A sobremesa fica por conta da Zona da Mata, com duas barracas com doces de compota (goiaba, mamão com coco e baba de moça) e bolos (bolo de rolo, Souza Leão, macaxeira e milho). Consta ainda no cardápio degustação de cachaça premium da Sanhaçu, produzida em Chã Grande, Zona da Mata do Estado.
O encerramento do workshop e do Festuris João Pessoa ficará a cargo da banda Faringes da Paixão, grupo pernambucano que ficou conhecido por fazer releituras de clássicos do brega e pelas letras bem humoradas de suas músicas. A ideia é criar o clima nos moldes do I Love Cafusú, irreverente bloco carnavalesco inspirado no estilo brega, revelando uma das faces do carnaval pernambucano. Para isso, serão distribuídos alguns adereços para incrementar o visual dos presentes.
As ações do Pernambuco é só Chegar em 2013 foram retomadas no dia 22 de agosto, com a realização do evento em Belém, capital do Pará. No primeiro semestre, entre os meses de maio e junho, o treinamento foi ministrado a 950 profissionais do setor das cidades de Londrina, Curitiba, Florianópolis, Salvador, Brasília e Belo Horizonte.
Até o final de outubro, ainda receberão o workshop Pernambuco é só Chegar às cidades do Rio de Janeiro (RJ), Santos (SP), São Paulo (SP), Campinas (SP) e Ribeirão Preto (SP); somando 13 cidades visitadas em 2013. A expectativa é chegar ao fim do ano com um total de 2.400 profissionais do setor de turismo capacitados.
De acordo com o secretário de Turismo de Pernambuco, Alberto Feitosa, as ações voltadas aos agentes e operadores de viagem tem impacto positivo no fluxo de turistas. “Ao conhecer melhor o Estado, fica mais fácil para o profissional do turismo vender o destino e seus atrativos. Hoje, o turismo de Pernambuco vai muito além do sol e mar. Possuímos o terceiro polo gastronômico e o segundo melhor polo de saúde do Brasil, além de estarmos na rota dos grandes shows internacionais”, ressalta.
O presidente da Empetur, André Correia, explica que as localidades que estão recebendo o evento não foram selecionadas por acaso. “As cidades escolhidas são grandes emissores de turistas e apresentam grande potencial de envio de visitantes para Pernambuco, além de possuírem ligação aérea diária com o Recife”, destaca.
A ação, promovida pela Setur-PE e Empetur, conta com o apoio da Azul Viagens, operadora da Azul Linhas Aéreas, a Secretaria de Turismo do Recife, responsável por levar os chefes pernambucanos aos eventos, e o Recife Convention and Visitors Bureau.
Serviço:

Pauta: Workshop Pernambuco é só Chegar no Festuris João Pessoa
Data: 28/09
Horário: 18h30
Local: Centro de Convenções de João Pessoa - Rod. PB-08 KM05, Jacarapé.


Comentários