Com o dólar em alta, brasileiro deve ter cautela no consumo e substituir viagens ao exterior por destinos nacionais, alerta Serasa Experian
A elevação da moeda norte-americana
enfraquece o poder de compra do cidadão e encarece diversos produtos presentes no
dia a dia, como o pãozinho
A
alta do dólar, frente ao real, está complicando a vida financeira do brasileiro
e enfraquecendo o seu poder de compra. Os economistas da Serasa Experian orientam
que o consumidor tenha cautela no consumo de produtos e serviços,
principalmente os que possuem componentes importados. A elevação da moeda
norte-americana fez subir os preços de alguns tipos de alimentos presentes no
dia a dia do cidadão, como o pãozinho, feito de farinha de trigo, já que grande
parte do que é consumido no país é fruto de importação.
O
consumidor também deve ficar atento aos preços dos eletroeletrônicos e
automóveis. Muitos deles são compostos parcial ou totalmente por peças
importadas e com a variação do dólar, esses produtos estão cada vez mais caros.
Nesse momento, o cidadão deve dar preferência a outras marcas que são fabricadas
dentro do país ou aguardar um momento mais propício para fazer a compra,
recomendam os economistas.
As
viagens ao exterior também podem ser evitadas para não pesarem ainda mais no
bolso do brasileiro. Com a variação da moeda, o setor de turismo é um dos que
mais sofre alteração nos preços. Segundo os economistas da Serasa Experian, o
consumidor que está pensando em planejar as férias de verão deve optar por
destinos nacionais para não ter prejuízos na conversão de moedas.
Quem
já está com viagem internacional marcada pode se planejar para evitar gastos
excessivos. Evitar utilizar o cartão de crédito, que contém taxas altas de IOF,
é uma das alternativas. Uma boa opção de pagamento para o turista que vai para
o exterior é o cartão de débito pré-pago. A vantagem é de que o consumidor
deposita um determinado valor e, no destino, limita-se a gastar dentro do
planejado. O cartão pode ser solicitado em bancos, agências de turismo e casas
de câmbio, e o cidadão precisa pagar uma taxa sobre a quantia depositada.
SerasaConsumidor
SerasaConsumidor
é um conceito que abrange as ações da empresa para ajudar o consumidor a gerir
sua vida financeira, de forma a auxiliá-lo na gestão de sua reputação
creditícia para o seu bem-estar e desenvolvimento. Essas ações visam também a
estreitar o relacionamento direto da Serasa Experian com o consumidor, que já
acontece há décadas, com respeito e qualidade, por meio da rede de agências da
Serasa Experian em todo o país. A melhoria dessa gestão compreende avanços na
educação financeira com a qual o SerasaConsumidor está comprometido, para que o
cidadão possa desfrutar do crédito, consumindo ou empreendendo sem incorrer na
inadimplência ou no superendividamento.
Apoiando-se
no slogan Use a seu favor, o SerasaConsumidor coloca a tradição e a
credibilidade da Serasa Experian para gerir o histórico de crédito do
consumidor, para que ele possa tomar decisões de consumo mais adequadas e
favoráveis às suas finanças.
Para mais informações, visite www.serasaconsumidor.com.br
Serasa Experian
A
Serasa Experian é líder na América Latina em serviços de informações para apoio
na tomada de decisões das empresas. No Brasil, é sinônimo de solução para todas
as etapas do ciclo de negócios, desde a prospecção até a cobrança, oferecendo
às organizações as melhores ferramentas. Com profundo conhecimento do mercado
brasileiro, conjuga a força e a tradição do nome Serasa com a liderança
mundial da Experian.
Criada em 1968, uniu-se à Experian Company em 2007. Responde on-line/real-time a
6 milhões de consultas por dia, auxiliando 500 mil clientes diretos e
indiretos a tomar a melhor decisão em qualquer
etapa de negócio. É a maior Autoridade Certificadora do Brasil, provendo todos
os tipos de certificados digitais e soluções customizadas para utilização da
tecnologia de certificação digital e de Notas Fiscais Eletrônicas (NF-e),
tornando os negócios mais seguros, ágeis e rentáveis.
Constantemente
orientada para soluções inovadoras em informações para crédito, marketing,
identidade digital e negócios, a Serasa Experian vem contribuindo para a
transformação do mercado de soluções de informação, com a incorporação contínua
dos mais avançados recursos de inteligência e tecnologia.
Para mais informações,
visite www.serasaexperian.com.br
Experian
A
Serasa Experian é parte da Experian, líder mundial em serviços de informação,
fornecendo dados e ferramentas de análise a clientes ao redor do mundo. O Grupo
auxilia os clientes no gerenciamento do risco de crédito, prevenção a fraudes,
direcionamento de campanhas de marketing e na automatização do processo de
tomada de decisão. A Experian também apoia pessoas físicas na verificação de
seus relatórios e scores de crédito e na proteção a fraudes de identidade.
A
Experian plc está registrada na Bolsa de Valores de Londres (EXPN) e compõe o
índice FTSE 100. A receita total para o ano fiscal encerrado em 31 de março de
2013 foi de US$ 4,7 bilhões. A empresa emprega cerca de 17.000 pessoas em 40
países e possui sede corporativa em Dublin, na Irlanda e sedes operacionais em
Nottingham, no Reino Unido; na Califórnia, Estados Unidos, e em São Paulo,
Brasil.
Para mais informações, visite www.experianplc.com
Assessoria de Imprensa- Serasa Experian
Comentários