Pesquisa da Embratur com estrangeiros que visitaram o Brasil para a Copa das Confederações mostra que 97% recomendaria o Brasil a familiares e amigos
Durante os 15 dias de
competição da Copa das Confederações, pesquisa encomendada pela Embratur
(Instituto Brasileiro de Turismo) ouviu 453 torcedores e jornalistas
estrangeiros sobre o que estavam achando do
país. O resultado mostra um alto grau de satisfação: 81,2% se disseram
satisfeitos ou muito satisfeitos com a viagem ao Brasil e 97% deles
recomendariam a viagem para amigos e familiares. A pesquisa indica ainda
que 66% dos entrevistados nunca haviam estado
no Brasil.
“Esses dados mostram
que os megaeventos são uma importante chance de atrair novos turistas
para o país e fidelizá-los, já que o Brasil apresenta um alto grau de
satisfação aos turistas”, avalia o presidente
da Embratur, Flávio Dino. “Com isso, poderemos elevar a entrada de
estrangeiros no país a um novo nível, ampliando a entrada de divisas que
têm um ingresso altamente capilarizado pela economia do turismo”.
A pesquisa ainda
mostra uma sensível diferença com relação ao tema da violência. Apesar
de ter um índice baixo, a violência foi apontada como principal problema
do país para 6% dos entrevistados antes do início
da viagem. Ainda segundo a pesquisa, a importância do Brasil no cenário
mundial aumentou nos últimos anos, segundo 83,2%. “A pesquisa confirma o
que já vínhamos dizendo: a realização dos megaeventos no país tem um
ganho incalculável para a imagem que o mundo
tem do Brasil”, afirmou Flávio Dino.
Infraestrutura e Serviços
Os serviços de
infraestrutura tiveram boa avaliação pelos estrangeiros. Os aeroportos
brasileiros foram bem avaliados por 92,2% dos entrevistados. Mais de 81%
dos torcedores aprovaram a limpeza pública das cidades-sede
e 85% avaliaram positivamente os serviços de internet e telefonia.
Os serviços prestados
em bares e restaurantes foram bem avaliados por mais de 80% dos turistas
estrangeiros e 76% aprovaram os serviços nos meios de hospedagem. As
casas de shows e outros pontos de lazer também
tiveram seus serviços bem avaliados por 73% dos entrevistados.
Em relação aos preços
cobrados, as passagens aéreas e a hospedagem foram as que receberam pior
avaliação dos turistas estrangeiros. Mais de 38% consideram caro o
deslocamento aéreo e 34% não gostaram do preço
cobrado pelas diárias. Já em relação aos preços praticados por casas de
shows e os ingressos em pontos turísticos foram bem avaliados por 88%
dos turistas.
Hábitos de consumo
Quase a metade dos
torcedores (42,5%) não utilizou nenhum serviço de agências de viagem.
Mais de 88% dos entrevistados buscou informações sobre o Brasil na
internet, sendo que 82,1% consideraram suficiente o
que encontraram. No caso da Copa das Confederações, o hotel foi o
principal meio de hospedagem (73% dos turistas ficaram lá), sendo que
apenas 12% ficaram em casas de amigos. Mais da metade (65%) viajou
sozinho ou em companhia de amigos, sendo apenas 23% viajou
com a família e 11,3% viajou com filhos.
Copa das Confederações
O evento teste para a
Copa do Mundo de 2014, realizado no mês de junho em seis cidades-sede
(Brasília, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, Salvador, Recife e
Fortaleza), movimentou R$ 740 milhões de reais em toda
a cadeia produtiva brasileira. A Copa das Confederações também foi
importante para dar visibilidade ao Brasil. A final do torneio bateu o
recorde de público televisivo da competição, segundo dados divulgados
pela FIFA. A partida entre as seleções de Brasil
e Espanha foi vista por 69,3 milhões de pessoas nos 10 principais
mercados televisivos do mundo – como Alemanha, China, França e Estados
Unidos, entre outros.
Assessoria de Imprensa - Embratur
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