Embratur promove o
Brasil e os países do Mercosul na mais importante feira do Japão. Ação é parte
da estratégia de promoção turística conjunta no mercado japonês
Os países que compõe o bloco do
Mercosul (Brasil, Argentina, Uruguai, Paraguai e Venezuela) foram representados
por um estande promovido pelo Brasil, por meio da Embratur (Instituto
Brasileiro de Turismo) na JATA Travel Showcase 2013, maior feira de turismo do
Japão, que começou na última quinta (12), em Tóquio. A ideia é unir esforços
para atrair turistas de países de longas distâncias e que tenham dificuldades
de acesso à América do Sul. Realizado anualmente, o evento tem duração de
quatro dias, permitindo o encontro entre profissionais da indústria turística,
o que viabiliza aos expositores mais possibilidades de realização de novos
negócios e relações comerciais.
“O trabalho que fazemos nessa região
é focado na otimização das oportunidades de promoção e divulgação do Brasil,
com o objetivo de aumentar o número de turistas que visitam o nosso país”,
disse Leila Holsbach, diretora de Mercados Internacionais da Embratur
(Instituto Brasileiro de Turismo). “Os participantes têm a oportunidade de
apresentar seus produtos, realizar networking e garantir a realização de
uma agenda com compradores de alto nível”, completou.
A feira, que terminou no domingo
(15), contou com a presença de profissionais e associações especializadas em
congressos e programas de incentivo de diferentes países, trazendo compradores
internacionais interessados em destinos para realização de eventos e viagens de
incentivo. Em 2012, de acordo com o site do evento, houve a participação de
1.000 expositores de 150 países e regiões, incluindo órgãos oficiais de turismo
de todo o mundo, companhias aéreas, operadores, dentre outros agentes do setor,
reunindo 125.989 visitantes.
Para incentivar a vinda de japoneses
para a Copa do Mundo de 2014, considerando que o japonês é grande entusiasta do
futebol brasileiro e o Japão está classificado para o Mundial, o espaço do
Mercosul teve uma temática esportiva. Um campo de futebol foi montado no meio
do estande para que os visitantes pudessem jogar e interagir. O evento contou
ainda com a presença de um convidado especial que animou o local, o Fuleco,
tatu-bola que é mascote oficial da Copa de 2014.
O Japão tem aumentado seu emissivo
de turistas para o Brasil, após a recuperação do trauma causado pelas
catástrofes naturais em março de 2011, e dos efeitos negativos da crise
internacional. Em, 2012, o Brasil recebeu 73.102 turistas japoneses, em 2011,
foram 63.247. Desse modo, é de grande importância a continuidade das ações
nesse mercado.
Assessoria de Comunicação- Embratur
Comentários