ABAV-PR REPUDIA EXTINÇÃO DA SECRETARIA DE ESTADO DE TURISMO DO PARANÁ



No dia mundial do Turismo, o Governador Beto Richa decepcionou as empresas e profissionais do Turismo: extinguiu a Secretaria Estadual de Turismo, órgão responsável por implementar políticas setoriais, promover, normalizar, fiscalizar e incentivar o turismo como fator de desenvolvimento econômico e social no Paraná.

Atuante desde 2003, a Secretaria posicionou-se como fundamental no crescimento do Turismo no Estado e, sua extinção mostra que o Governo do Paraná age na contramão de outros Estados. Enquanto todas as cidades-sede dos eventos esportivos de 2014 estão se organizando para estimular o Turismo, o Paraná perde a sua dianteira. Para ver como uma estrutura especializada é importante, “a cidade de São Paulo criou sua secretaria municipal de turismo hoje. Nós, que tínhamos uma boa estrutura com dez anos, agora ficamos sem o aporte de nosso Governo do Estado. O fim da SeTu mostra um retrocesso”, afirma o presidente da ABAV-PR, Roberto Bacovis, ressaltando que o Paraná possui uma das sete maravilhas da natureza – as cataratas do Iguaçu – e Foz do Iguaçu, o segundo destino brasileiro mais procurado por turistas internacionais e não pode ficar sem uma secretaria de turismo.

Ao invés de fomentar e desenvolver, o Governo do Paraná agrupa a pasta à Secretaria de Cultura, demite profissionais importantes, em nome do corte de gastos. Não seria a hora de investir em Turismo? Não seria a hora de promover o Estado para atrair mais pessoas sob o gancho da Copa do Mundo?
 

Comentários