Novos salões, Salas de Capacitação, Rodadas de
Negócios e Encontro de Blogueiros estão entre as inovações de 2013
Com
a definição do tema central “Turismo: a vanguarda da economia sustentável”
para a edição de 25 anos do Festival do Turismo de Gramado, o evento estará
focado em apresentar cases, reflexões e soluções em torno da sustentabilidade.
A três meses da realização do Festuris, está definido que o espaço da feira
será ampliado de 17 mil para 20 mil metros quadrados – um aumento de quase 20%.
A expectativa é reunir, de 7 a 10 de novembro, cerca de 14 mil profissionais no
Serra Park. O ambiente, propício para grandes parcerias comerciais, reúne em
torno de 2.600 expositores, distribuídos em 350 estandes.
AS
NOVIDADES
Salões:
Sustentabilidade
- O salão que traz o tema central do
evento em 2013 será uma mostra prática de destinos e empresas ligadas direta ou
indiretamente à atividade turística, cujas iniciativas atendam às necessidades
dos turistas e das regiões receptoras, mas que, ao mesmo tempo, protejam e
ampliem as oportunidades para o futuro. A Organização Mundial do Turismo (OMT),
da qual a empresa promotora é afiliada, defende o turismo sustentável, o que
fortaleceu o lançamento do salão.
Mice
Abeoc Brasil - O novo salão envolve a
Associação Brasileira de Empresas de Eventos (Abeoc-Brasil) e é voltado ao segmento
de turismo de negócios e eventos, ou turismo profissional. Compreende
atividades turísticas decorrentes dos encontros de interesse profissional,
associativo e institucional, de caráter comercial, promocional, técnico,
científico e social. No cenário internacional, é usualmente denominado como
Mice –Meeting, Incentives, Convention & Exhibitions (reuniões, incentivos,
convenções e exposições) ou apenas Meetings Industry (indústria de reuniões).
As empresas promotoras de eventos atuam em um mercado que representa 3,1% do
Produto Interno Bruto (PIB) e já movimenta mais de R$ 50 bilhões por ano.
Parques
temáticos - Os parques temáticos, que
cada vez mais se expandem no Brasil e no mundo, também serão apresentados em um
espaço exclusivo na feira.
Enoturismo
internacional - O Salão de
Enoturismo, lançado no ano passado, nesta edição retorna com uma área de
expositores internacionais, fortalecendo o setor dentro do evento.
A
segmentação tem sido uma das marcas do evento na última década. Confira os demais
salões que novamente estarão presentes no Festuris:
2º
Salão de Acessibilidade
5º
Salão do Turismo GLS
6º
Salão do Turismo Cultural e Religioso
8º
Salão do Turismo Saúde
9º
Salão Rural
10º
Salão de Tecnologia para o Turismo
11º
Salão de Ecoturismo
Rodada
de Negócios – a fim de dar a
oportunidade de estreitar laços comerciais e colocar a empresa diretamente em
contato com potenciais compradores e vendedores, está sendo organizada a
realização de rodadas de negócios durante o evento.
Salas
de Capacitação – Para desenvolver
temas e debates de interesse do trade turístico, haverá espaços específicos de
capacitação durante os dois dias da feira.
Encontro
de Blogueiros – O Festuris abre as
portas para o encontro “Blogueiros de Viagem – os novos mediadores entre
turistas e destinos”. Serão abordados assuntos como o poder do blogueiro em
influenciar a escolha de uma viagem, o turismo voluntário e o turismo
solidário.
Legenda: feira terá ampliação
de quase 20% no espaço em relação à edição do ano passado
Crédito: Cleiton Thiele/Serra
Press
Comentários