Turismo em alta no PIB brasileiro


Na coluna Radar da Revista Veja, que entrou em circulação no último final de semana, o jornalista Lauro Jardim deu ênfase ao turismo com a nota  intitulada “O PIBão do turismo”. Nela, o jornalista cita o PIB do turismo, com crescimento estimado de 7,3% neste ano, entre os setores com crescimento em nível chinês, e muito diferente da previsão do PIB nacional para 2013.
Na esteira do crescimento do turismo no país, o Festuris JPA, criado em João Pessoa em 2010, tornou-se, no ano passado, a maior feira de turismo da Região Nordeste em número de agentes de viagens participantes – público alvo de maior interesse do evento. Entre os números do festival que mais chamam a atenção, o crescimento de 78% no número de expositores nacionais e internacionais, entre 2011 e 2012 e de quase 30% em agentes de viagens do ano passo para este. Outro número que cresce, a nível chinês, como diria Lauro Jardim é o de operadoras de turismo. Em 2010, foram apenas quatro entre os expositores e este ano já estão confirmadas mais de 30. Entre elas, as maiores e mais expressivas empresas do segmento em operação no país, como a CVC (maior operadora de turismo da América Latina), Trend, Schultz, MMTGapnet, Quality Travel, Iberoservice, Master, Classe A Online, entre outras.
Neste contexto, o evento se torna uma grande oportunidade de divulgação e de geração de negócios para empresas de toda cadeia produtiva do turismo. O evento possibilita atingir um grande número de agentes de viagens, de diferentes cidades, especialmente dos estados do nordeste, no mesmo lugar e com um único investimento. “A importância do evento é que há uma convergência de agentes e de setores promotores do turismo”, enfatiza o Governador da Paraíba, Ricardo Coutinho (na foto).
O 3º Festuris JPA acontece nos dias 27 e 28 de setembro, no Centro de Convenções de João Pessoa com a participação de mais de mil profissionais do mercado do turismo. Uma ampla programação contempla feira, palestras de capacitação, Rodada de Negócios do SEBRAE, tours técnicos e eventos sociais. Paralelamente, o Fórum Empresarial do Turismo, realizado pelo Convention Bureau de João Pessoa e pelo Sebrae da Paraíba, terá apresentações dos empresários Guilherme Paulus (CVC), Aroldo Schultz (Schultz) e Luis Paulo Luppa (Trend e autor do Vendedor Pit Bull) e ainda o Presidente da Confederação Nacional do Turismo, Nelson Abreu e de Maria José Alves, Diretora Executiva do Convention Bureau de Estoril/Portugal.

Comentários