SENAI realiza de 12 a 17 em Natal Olimpíada do Conhecimento

O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI-RN) realiza de 12 a 17 de agosto, no Centro de Convenções de Natal, a etapa Estadual da Olimpíada do Conhecimento. O evento reúne alunos da instituição, que faz parte do Sistema FIERN, e do Senac (Fecomércio), que competirão em 21 ocupações. O horário de visitação é de 8 às 17h e a entrada é gratuita.  
Competirão na Olimpíada do Conhecimento 90 alunos do SENAI-RN das unidades de Natal, Mossoró, Caicó e Parnamirim, nas seguintes modalidades: Aplicação de Revestimento Cerâmico, Caldeiraria, Tecnologia da Moda, Construção de Alvenaria, Eletricidade Industrial, Eletricidade Predial, Estruturas Metálicas, Mecânica de Refrigeração, Segurança no Trabalho, Sistema de Transporte da Informação STI, Soldagem, Solução de Software, Instalação Hidráulica a Gás, Mecânico de Usinagem, Desenho Mecânico, Confeitaria e Panificação.
Também participarão do torneio estudantes do Serviço Nacional do Comércio (Senac-RN), nas modalidades Cabelereiro e Cozinha.
A expectativa é que 8 mil pessoas visitem a Olimpíada. Além do torneio de educação profissional, os visitantes terão a oportunidade de conhecer o SENAI-RN, quais os serviços oferecidos, os cursos e o método de ensino. Estarão sendo ofertados minicursos e oficinas, entre eles: Fabricação de Cupcakes, Noções Básicas de Eletricidade em Motocicleta, Dispositivos de Proteção de Sistemas Elétricos de Baixa Tensão. O Projeto Cozinha Brasil também participará com a unidade móvel e ministrará minicursos.
O Programa SENAI de Ações Inclusivas (PSAI) estará presente com estande apresentando as ações desenvolvidas. O Núcleo de Educação a Distância realizará inscrições para os cursos de Competências Transversais. Além disso, estarão expostas todas as unidades móveis do SENAI: Mecânica de Refrigeração, Soldagem, Panificação, Construção Civil e Informática.
O SENAI e parceiros disponibilizarão 18 ônibus para fazer o translado dos alunos de escolas, instituições e empresas para o Centro de Convenções. A expectativa média é que 2 mil  pessoas  sejam transportadas assim por dia. 
Programação:
Visitação de 13 a 16/08, das 9h às 17h
 
12/08 – Segunda-feira
 9h – Abertura da Olimpíada do Conhecimento no Centro de Convenções
 
13/08 - Terça-feira
9h - Inicio da Competição
10h – Visita das autoridades e grupo de empresários
11h – Solenidade de entrega do Prêmio Melhores Práticas de Estágio do IEL
 
14/08 - Quarta-feira
2º dia de competição
 
15/08 - Quinta-feira 
3º dia de competição
14h – Cerimônia de premiação do Prêmio Construindo a Nação do SESI
 
16/08 - Sexta-feira
Último dia de competição
 
17/08 - Sábado
18h – Cerimônia de Encerramento e premiação da Olimpíada do Conhecimento no Auditório Albano Franco, Casa da Indústria.



O que é a Olimpíada do Conhecimento?
É a maior competição de educação profissional das Américas. Realizada pelo Serviço Nacional da Aprendizagem Industrial (SENAI) a cada dois anos, reúne estudantes de cursos técnicos e de formação profissional da instituição. 
Durante o torneio, os jovens executam tarefas do dia-a-dia das empresas, dentro de prazos e padrões internacionais de qualidade. Vencem aqueles que alcançarem as melhores notas nos quatro dias de prova.   
A etapa estadual da Olímpiada do Conhecimento é um passaporte para o torneio nacional, que será realizado no próximo ano em São Paulo. E o bom desempenho neste garante a participação na WorldSkills, a competição mundial da educação profissional.  
Desde 2008, o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) passou a participar da Olimpíada. 
Além de incentivar os alunos, a competição serve como avaliação do sistema de ensino-aprendizagem do SENAI.

Comentários