SENAI oferecerá 11 mil vagas em cursos técnicos pelo Sisutec




 
Sistema criado este ano pelo governo utilizará a nota do ENEM 2012 como critério de seleção. Inscrições devem ser feitas entre 6 e 12 de agosto no site http://sisutec.mec.gov.br
 


O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) ofertará 11.116 vagas em cursos técnicos de nível médio, no âmbito do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), que deverão ser ocupadas por meio do Sistema de Seleção Unificada para Cursos Técnicos (Sisutec) do Ministério da Educação (MEC). As vagas do SENAI estão distribuídas por 34 cursos em 19 estados e no Distrito Federal (veja a lista completa). As aulas começam ainda no segundo semestre de 2013. Os interessados devem fazer as inscrições na página http://sisutec.mec.gov.br das zero hora desta terça-feira, 6 de agosto, até a próxima segunda-feira, 12. A seleção será feita com base na nota do estudante no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2012.
Ao todo, serão oferecidas 239.792 vagas em 586 instituições, entre elas o SENAI e outras entidades do sistema S; institutos federais de educação, ciência e tecnologia; escolas técnicas vinculadas a universidades federais; escolas técnicas estaduais e municipais; estabelecimentos de educação superior; e escolas técnicas particulares.
 
Os estudantes que obtiverem notas para as vagas nas escolas do SENAI terão isenção das taxas de matrícula e mensalidade, além de apoio para transporte e alimentação, material escolar e material didático.
 
De acordo com o MEC, 85% das vagas serão destinadas prioritariamente a candidatos que cursaram o ensino médio completo na rede pública ou em instituições particulares na condição de bolsista integral.
 
O processo seletivo será aberto duas vezes por ano, como no Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que seleciona estudantes para instituições públicas de educação superior. O resultado da primeira das duas chamadas do Sisutec em 2013 será divulgado no dia 14 próximo. A matrícula deve ser feita nos dias 15 e 16. O resultado da segunda convocação está previsto para o dia 19, com matrícula no dia seguinte.

Comentários