O turismo na rota das cervejas


A importância das cervejarias na competitividade dos destinos turísticos
As cervejas artesanais caíram no gosto do brasileiro. Prova disso é o crescimento da produção pelo país e o aumento do número de eventos e festivais, que nos próximos meses devem atrair turistas para a feira Brasil Bier, em São Paulo (SP), para o Minas MixBeer, em Belo Horizonte (MG) e para a tradicional Oktoberfest, em Blumenau (SC).

A exemplo da Serra Gaúcha (RS), que se firmou como destino turístico apostando em suas vinícolas, Blumenau e cidades vizinhas catarinenses passaram a atrair turistas criando um roteiro de visitação para 11 cervejarias da região, conhecido como a Rota da Cerveja. A rota, criada em 2005, leva o visitante a conhecer o processo de fabricação de cervejas, do preparo dos ingredientes ao processo de fermentação do líquido. As principais cervejarias estão nas cidades de Blumenau, Pomerode, Jaraguá do Sul e Timbó. A prefeitura de Blumenau oferece um aplicativo gratuito pela internet com a  localização e histórica das cervejarias.

De acordo com o secretário Nacional de Políticas de Turismo, Vinícius Lummertz, ao oferecer ao turista um produto típico da cultura, a região ganha ainda mais força turística. “Ao reforçarmos os atrativos da região, há um ganho indiscutível de competitividade para o destino”, afirma. Blumenau já promove a maior festa alemã do país, a Oktoberfest. O parque da Vila Germânica, onde é realizada a festa, tem capacidade para quase 38 mil pessoas e este ano ocorre de 3 a 20 de outubro.

Belo Horizonte também vem atraindo o turista interessado em cerveja. No próximo mês, a capital será sede do Minas MixBeer, entre 6 e 7 de setembro. O evento deve atrair cerca de 10 mil pessoas entre profissionais e apreciadores da cerveja. A Belotur, empresa de turismo da prefeitura de Belo Horizonte, pretende criar um roteiro de visitação às 18 cervejarias da capital, entre elas a Cervejaria Backer, que inaugura até o final do ano um parque cervejeiro aberto aos turistas. O espaço terá 4 mil m² e contará também com restaurante, espaço para eventos, loja de insumos para fabricação de chopes e cervejas. Em São Paulo também acontece um evento etílico, o Brasil Bier, no mercado central da cidade, de 3 a 8 de semebro.
ASCOM/MTur

Comentários