Museu da Gruta do Maquiné amplia atrações da Roda Lund em Minas Gerais



O governo de Minas Gerais inaugura no dia 07/08 o Museu da Gruta do Maquiné, em Cordisburgo, a 127 quilômetros de Belo Horizonte. O museu é um dos marcos da Rota das Grutas Peter Lund, projeto inspirado na trajetória do naturalista dinamarquês Peter Wilhelm Lund (1801-1880).

O Museu da Gruta do Maquiné foi concebido para conduzir o visitante – por meio de imagens em led e vídeo wall – pelas descobertas feitas na região por Lund e seu colega e compatriota Eugenius Warming. Em três galerias, instaladas em área total de 400 m², o visitante poderá conhecer o projeto da Rota das Grutas Peter Lund, saber mais a respeito da classificação da fauna e flora pesquisadas pelos dois naturalistas e obter informações sobre a Gruta do Maquiné.

A Gruta do Maquiné tem sete salões, somando 650 metros lineares e um desnível de 18 metros. Para realização do percurso, foi idealizado um sistema de iluminação e passarelas. Os visitantes têm a oportunidade de apreciar a diversidade do lugar com a assistência de um guia local. Repleto de ornamentos naturais, o conjunto do Maquiné apresenta um dos acervos mais complexos de espeleotemas – formas resultantes da deposição da calcita. Entre as principais formas encontradas estão estalactites, estalagmites, colunas e represas de travertino, uma espécie de rocha calcária.

Descoberta em 1825 pelo fazendeiro Joaquim Maria Maquiné, a gruta passou a ser explorada em 1834 pelo Dr. Lund. Foi na denominada Lapa Nova de Maquiné que o pesquisador fez as primeiras descobertas de ossadas fósseis, com destaque para o Similodon populator (tigre-dente-de-sabre) e o Nortrotherium magnuinense (preguiça gigante).

Na região metropolitana de Belo Horizonte, Lund e Warming catalogaram cerca de 3.700 espécimes da flora de Minas Gerais, mais especialmente do cerrado. Essa coleção está disponível, ainda hoje, no Jardim Botânico da Universidade de Copenhagen.

Para saber mais:
Rota das Grutas Peter Lund

A Rota das Grutas Peter Lund começa no Museu de Ciências Naturais da PUC Minas, em Belo Horizonte, que guarda parte da história de Lund e inclui o túmulo do cientista, localizado em um pequeno cemitério de Lagoa Santa; o Museu Peter Lund, no Parque Estadual do Sumidouro; a gruta Lapa do Baú e o Monumento Estadual Lapa Vermelha, onde foi encontrado o mais antigo fóssil humano conhecido das Américas, batizado “Luzia”, com cerca de 12 mil anos.

O projeto Rota das Grutas Peter Lund é fruto de parceria entre as secretarias de Meio Ambiente, de Cultura e de Turismo de Minas Gerais.

Serviço

Museu da Gruta do Maquiné
MG 421, km 6, Cordisburgo – Minas Gerais
Dias e horários de funcionamento: diariamente, das 8h às 17h
Entradas: R$ 16,00 (Inteira) e R$ 8,00 (meia). Criança menor de 5 anos não paga.


Comentários