Meliá Hotels International aumenta o Ebitda em 16.2% e acelera seu crescimento internacional adicionando um novo hotel a cada duas semanas



A Companhia anunciou 4 novos hotéis no Brasil e na Itália

·        As novas propriedades italianas estão localizadas em Capri e Siracusa, e os hotéis brasileiros estarão no próspero estado nordestino de Pernambuco

·           É esperada uma positiva temporada de verão na Espanha, graças à demanda internacional e RevPAR saudável


A Meliá Hotels International anunciou os resultados do primeiro semestre do ano dentro de um contexto relativamente otimista na indústria hoteleira, que está mostrando sinais de recuperação apesar das previsões do FMI para a zona do Euro e para os Estados Unidos, que estão um pouco piores do que o esperado. De forma global, a chegada de turistas cresceu mais de 4% no primeiro trimestre do ano, sustentada principalmente pela evolução de destinos emergentes na Europa e a excelente performance prevista para a temporada do verão europeu que irá beneficiar a rede de resorts da Meliá em todo o mundo.

Os resultados da Companhia para o primeiro semestre de 2013 mostram um crescimento positivo no negócio hoteleiro, com uma melhora de 5,5% na Receita por Apartamento Disponível (RevPAR), explicada principalmente pelo aumento de preços. Isto também explica os 16% de melhoria no EBITDA para 122 milhões de euros. O lucro líquido aumentou em 14,4% (3,8% atribuível) para 12,1 milhões de euros.

No lado positivo, a Companhia enfatizou três desenvolvimentos importantes. Primeiramente, sua estratégia de negócios inbound e outbound, que foca na geração de negócios em todas as regiões que a Meliá opera, para a própria região e para outras regiões onde a Meliá opera o que ajudou a reduzir a dependência do mercado espanhol para 26% de todas as estadas de hotel em 2012, compensada por mercados internacionais alternativos.

Em segundo lugar, a hoteleira enfatizou a evolução de agências de viagens online e especialmente do site melia.com, que cresceu em mais de 25% ao longo do ano e se tornou o principal canal de distribuição para a Companhia. Estes progressos, e a força de mercados internacionais como o Reino Unido, Europa Central e Rússia, compensam a queda no mercado de viagens espanhol e ajudam a manter o otimismo não somente para a temporada do verão europeu, como para o resto do ano, para o qual a companhia mantém sua orientação de crescimento de médio alcance e um dígito.

Em terceiro lugar, as tendências sugerem que as vendas na temporada de verão nas Ilhas Baleares e na costa da Espanha possivelmente irão ultrapassar os recordes de alta de 2007. Este excelente desempenho é particularmente relevante, uma vez que a Companhia tem gerado mais de 40% do Ebitda de hotéis durante o terceiro trimestre. Para o Exceltur, o Lobby de Turismo Espanhol, esta evolução também está relacionada com o impacto do reposicionamento de projetos para destinos maduros, como o Calviá Beach Resort da Meliá Hotels International em Magaluf (Mallorca, Espanha), onde a hoteleira possui mais de 3.500 apartamentos. Dentro deste projeto, a companhia está aprimorando os hotéis e seus entornos através de investimentos e da atração de marcas de lazer e moda para a região, assim mudando o perfil do consumidor e se abrindo para novos mercados emissores.

Ainda, os resorts espanhóis da Companhia podem ser beneficiados pela instabilidade no Norte da África (Tunísia e Egito), sobretudo as Ilhas Canárias no 4º trimestre e, em menor escala, o Caribe.

O vice-presidente e CEO da Meliá Hotels International, Gabriel Escarrer, destacou a perspectiva positiva para o 4º trimestre, e notou que: "a performance de negócios em junho e o atual número de reservas feitas mostram que a Meliá se beneficiou de seu alto componente de resorts e de sua estratégia inbound / outbound, facilitada por sua presença em 39 países até a presente data".

Por regiões, as Américas ainda lideram o caminho, com um crescimento de 13,2% de RevPAR para junho-dobrando os resultados nos resorts Paradisus em Playa del Carmen, no México -, enquanto que a atuação da região EMEA mostrou uma melhora de 9%, principalmente devido à alta performance dos hotéis da França e Itália, bem como do Meliá Dubai. Para os hotéis Premium na Europa, a hoteleira realça a notável evolução do hotel ME London - bandeira de um projeto da companhia em uma das mais importantes cidades do mundo -, que o levou a ser nomeado para cinco prêmios em algumas das mais prestigiosas competições na indústria hoteleira após somente seis meses de operação. O ME London não é apenas posicionado de forma altiva no nível da taxa média, como está ajudando a expandir a marca ME, uma vez que a exposição internacional proporcionada pelo hotel leva o Grupo a confiar que irá fechar novos contratos para a marca de hotéis ME by Meliá nos próximos meses.

Anúncios de crescimento: um novo hotel a cada duas semanas

Durante 2013, a Meliá Hotels International assinou 16 novos hotéis a serem adicionados ao seu portfólio nos próximos três anos. Atualmente, esta pipeline inclui 53 hotéis com 15.605 apartamentos. No contexto da busca por exposição em mercados internacionais da companhia, 95% destes empreendimentos serão adicionados fora da Espanha, com mais de 60% localizados em mercados emergentes como Brasil, Costa Rica, China, Cabo Verde, Vietnã e Indonésia.

Em linha com a estratégia da Companhia de se tornar uma das principais companhias de administração de hotéis do mundo, todos os novos hotéis serão operados sob uma das marcas da Meliá Hotels International, baseadas em fórmulas de baixa intensidade de capital como acordos de gestão, arrendamento variável ou franquias. Em termos de segmentação, a hoteleira mantém um bom balanço entre resorts e hotéis urbanos, e continua focando em hotéis upscale e Premium, que representam 90% do pipeline de apartamentos.

Os 4 hotéis recentemente anunciados pela Meliá Hotels International estão localizados em destinos onde a Companhia possui vantagem competitiva, como a Itália, ou em destinos emergentes onde marcas como Meliá e TRYP já possuem um grande reconhecimento de marca pelo público, como o Brasil. O Meliá Villa Capri, aberto no dia 29 de julho, é um luxuoso hotel de 19 apartamentos na ilha paradisíaca de Capri, oferecendo privacidade, exclusividade e descanso para hóspedes que procuram um serviço atencioso e dedicado. O hotel é a única opção "somente para adultos" na ilha. Este oásis de tranquila elegância e serviço exclusivo fica a apenas 15 minutos do glamoroso centro de Capri (a Piazetta) e oferece transfers VIP privados por helicóptero a partir de Roma ou de Nápoles.
               
O Meliá Siracusa Mare abrirá em 2014, tornando-se o primeiro resort de golfe da costa da Catania, incluindo um hotel de 187 apartamentos com restaurante, piscina, infraestrutura para eventos e instalações de spa, junto com um campo de golfe e 196 residenciais. A Meliá registrou um desempenho altamente positivo de seus hotéis na Itália ao longo de 2013 (+ 8,9% de RevPAR), e o Grupo está convencido que a intensidade da demanda das férias no mercado italiano, junto com a experiência e liderança da Meliá em relação à atomização do mercado, irá permitir à empresa continuar se consolidando na Itália.

Com relação ao Brasil, onde a Companhia já opera 12 hotéis e têm outros em seu pipeline, a Meliá assinou dois novos hotéis no estado de Pernambuco, conhecido como "a capital do desenvolvimento do norte" devido a um crescimento anual do PIB acima de 9%. O Meliá Paiva (192 apartamentos) e o Innside Barra (280 apartamentos) têm abertura programada para 2015 e 2016, respectivamente, e ambos estão estrategicamente localizados em uma área urbana de grande crescimento, próxima ao mar, contando com modernas instalações, restaurantes, lobby bars e piscinas.


Sobre a Meliá Hotels International

A Meliá Hotels International foi fundada em 1956 em Palma de Mallorca (Espanha), e é uma das maiores companhias hoteleiras do mundo, além de líder absoluta do mercado espanhol. Atualmente, opera mais de 350 hotéis e 90.000 apartamentos em 39 países de 4 continentes, comercializados sob as marcas: Gran Meliá Hotels & Resorts, Meliá Hotels & Resorts, ME by MeliáInnside by MeliáTryp by Wyndham, Sol Hotels e Paradisus Resorts. Seu portfólio de produtos e serviços é complementado pelo Club Meliá, único clube de férias operado por uma companhia espanhola.

Sobre a Meliá Hotels International no Brasil

A Meliá Hotels International está no Brasil desde 1992 e mantém escritório corporativo em São Paulo. Atualmente, administra diversos empreendimentos localizados nas cidades de São Paulo, Angra dos Reis, Brasília e Campinas sob as marcas Meliá Hotels & Resorts e TRYP by Wyndham. A Meliá Hotels International - Divisão Brasil vem atuando principalmente no segmento de hotéis “business” e também administra o Meliá Angra Marina & Convention, no segmento “resort”. A companhia tem ainda em seus planos a abertura de novos empreendimentos de lazer no Nordeste, além de novos projetos em outras capitais brasileiras. 


Comentários