Faturamento total no período foi de US$ 3,3 bilhões
A
Marriott International, Inc. (NYSE: MAR) apresentou lucro líquido de
US$ 179 milhões no segundo trimestre de 2013, um aumento de 25% se
comparado com o mesmo período do ano anterior. O lucro líquido
por ação (EPS) totalizou US$ 0,57 – dentro das expectativas da
companhia, que previu em maio o valor de US$ 0,55 a US$ 0,59. Isso
representa um aumento de 36% em relação ao segundo trimestre de 2012.
O
faturamento total da Marriott no segundo trimestre deste ano somou
aproximadamente US$ 3,3 bilhões, uma elevação de mais de 15% perante o
mesmo
período do ano passado, que correspondeu a US$ 2,8 bilhões. As taxas
básicas de gestão e de permissão de uso da franquia totalizaram US$ 343
milhões, um aumento de US$ 57 milhões frente ao segundo trimestre de
2012, do qual a companhia estima que US$ 24 milhões
estejam relacionados à mudança no calendário fiscal. Além do impacto da
mudança no calendário, o aumento anual reflete maior receita por quarto
disponível (REVPAR) nos hotéis existentes, taxas dos novos hotéis e US$
5 milhões de taxas de renovação de licenciamento
mais altas.
Na
região América Latina e Caribe, a REVPAR cresceu 4,9% nos hotéis
operados pela companhia (para US$ 163,4 milhões) e 5,3% nos hotéis
franqueados
(para US$ 139,1 milhões). Já a taxa de ocupação está em 75,7% e 73,4%,
respectivamente.
As
taxas de gestão mundiais do segundo trimestre de 2013 cresceram 14%,
para US$ 64 milhões, incluindo o aumento de aproximadamente US$ 1 milhão
relacionado à mudança do calendário fiscal. Comparado ao segundo
trimestre de 2012, este ano 34% dos hotéis mundiais geridos pela
companhia ganharam um incentivo nas taxas, ante 30% do mesmo trimestre
do ano anterior.
“Estamos
satisfeitos com os resultados do segundo trimestre e acreditamos que
eles refletem a força do nosso modelo de negócios. Estamos mudando
a aparência e a atmosfera de nossos hotéis, oferecendo estilo,
tecnologia e serviços adequados à próxima geração de hóspedes”, diz o
presidente e CEO da Marriott International, Arne M. Sorenson.
Cerca
de 6.200 quartos foram adicionados aos hotéis do grupo durante o
trimestre, incluindo aproximadamente 1.600 quartos de marcas
concorrentes
convertidos e 1.500 quartos nos mercados internacionais. “Nosso
cronograma de desenvolvimento mundial aumentou ainda mais neste
trimestre. Temos mais de 140.000 quartos sendo construídos”, completa o
CEO.
Para
o terceiro trimestre de 2013, a companhia espera que o sistema do
calendário de REVPAR seja comparável à base constante do dólar, que
aumentará
de 4% a 6% na América do Norte e de 3% a 5% mundialmente. Fora da
América do Norte, o sistema comparável à base constante do dólar pode
variar até 2%.
A
Marriott International espera que os lucros no terceiro trimestre de
2013 possam totalizar entre US$ 215 milhões e US$ 235 milhões, ante os
US$
213 milhões do mesmo trimestre de 2012. A estimativa de lucro da
companhia para o terceiro trimestre reflete o lucro bruto de US$ 26
milhões devido à mudança do calendário fiscal.
A
companhia espera ainda totalizar entre US$ 600 milhões e US$ 800
milhões em investimentos em 2013, incluindo aproximadamente US$ 100
milhões
para a manutenção da gestão dos investimentos. O grupo poderá ter o
retorno de aproximadamente US$ 800 milhões a US$ 1 bilhão para os
investidores por meio de dividendos e de ações.
A
Marriott International passa a anunciar seus resultados de acordo com o
calendário que tem os trimestres de 2013 sendo finalizados em 31 de
março, 30 de junho, 30 de setembro e 31 de dezembro. O terceiro
trimestre de 2013 terá 92 dias contra 84 dias do mesmo período de 2012.
Os principais resultados não serão reapresentados ou relatados em base
proforma para a mudança no calendário fiscal, apesar
de as estatísticas de receita por quarto disponível serem ajustadas ao
calendário trimestral, com a finalidade de poder estabelecer um meio de
comparação.
Marriott International, Inc. (NYSE: MAR)
é
a companhia líder em hotelaria com sede em Bethesda, Maryland, Estados
Unidos, com mais de 3.800 propriedades em 72 países e territórios, que
apresentou faturamento
de aproximadamente US$ 12 bilhões no ano fiscal de 2012. A companhia opera e franquia hotéis e licenças de arrendamentos de resorts de 18 marcas, incluindo
Marriott Hotels, The Ritz-Carlton, JW Marriott, Bulgari, EDITION, Renaissance,
Gaylord Hotels, Autograph Collection, AC Hotels by Marriott, Courtyard,
Fairfield Inn & Suites, SpringHill Suites, Residence Inn,
TownePlace Suites, Marriott Executive
Apartments, Marriott Vacation Club, Grand Residences by Marriott and The Ritz-Carlton Destination Club.
São
aproximadamente 325 mil funcionários nas sedes e propriedades geridas
pelo grupo e franqueadas. A Marriott é reconhecida por ser uma das
melhores empresas para se trabalhar
e também por seu excelente sistema operacional, tendo como seus cinco
principais valores: priorizar pessoas, primar pela excelência,
adaptar-se às mudanças, ter integridade nas ações e servir o mundo.
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