Hotel Sheraton Barra anuncia a 5ª edição do encontro Barra Sustentável.


Importante fórum de debates, o encontro chama atenção para o crescimento sustentável da Zona Oeste. Evento apresentará projetos realizados por condomínios e instituições como modelos inspiradores para a região.
Importante fórum de debates, que chama a atenção para os impactos e medidas necessárias para o crescimento sustentável da Zona Oeste, o Barra Sustentável realiza, no dia 29 de agosto (quinta-feira), a sua 5ª edição, no Sheraton Barra Hotel & Suites. Com o tema Barra Sustentável - Fazendo Acontecer, o encontro destacará importantes iniciativas implementadas pela sociedade civil, que são exemplos viáveis de serem replicados.

Nesta edição, o Barra Sustentável - Fazendo Acontecer compartilhará seis projetos realizados por ONGs, condomínios, associações e empresas como modelos inspiradores e representativos das metas do Pacto Local, selado em 2012. A estas metas estão ações ligadas à preservação dos ecossistemas, ao saneamento, à segurança, ao choque de ordem, à gestão social, ao transporte, ao urbanismo e à educação ambiental. Em 2012, o evento Barra Sustentável envolveu lideranças para apresentação do Pacto Local, um termo de compromisso com oito metas de trabalho resultantes de uma radiografia dos problemas e demandas locais, elaboradas por 40 associações comunitárias e empresariais da macro região, que compreende Barra da Tijuca, Recreio, Jacarepaguá, Vargens e Grumari.

"É importante mostrar que existe muita gente criativa, eficiente e que está arregaçando as mangas para sanar os problemas da Zona Oeste. Projetos muitas vezes desconhecidos dos próprios frequentadores da região, que precisam vir à luz, para inspirar outros mais.", diz Patricia de Sá, curadora do evento.

Marcos Sant’Anna, do Instituto Terrazul, abre a 5ª edição do encontro, com a apresentação do projeto Proteção Ambiental Lagunar, que trabalha na recuperação do manguezal e restinga das Lagoas de Marapendi. Um ciclo de palestras também marca o encontro: Lourdes Zunino e Gisela Santana, diretoras do Instituto Inverde, falam sobre Urbanismo e Planejamento de Cidades Sustentáveis; Paulo Senra, gerente de Estratégia e Sustentabilidade da Light, discursa sobre o Caso Light: da cidade partida à cidade sustentável; e o deputado federal Alfredo Sirkis compartilhará seu conhecimento sobre sistemas de governança efetivos, para mitigar os problemas da região. Já o encerramento ficará com Tiago Mohamed, subprefeito da Barra da Tijuca e Jacarepaguá, que apresentará o projeto de Certificação Bandeira Azul/Prainha.

O encontro Barra Sustentável 2013 será realizado no salão Atlântico do Sheraton Barra, das 14h às 18h, e pretende reunir autoridades, empresários e entidades civis engajados pela sustentabilidade dessa macrorregião. Criado em 2009, por iniciativa do Sheraton Barra Hotel & Suites, o Barra Sustentável já foi contemplado com dois importantes prêmios oferecidos pela ONG Lagoa Viva: Troféu Pacto de Resgate Ambiental (concedido durante a Rio +20) e o Prêmio Lagoa Viva - Honra ao Mérito Ecológico 2012.

"Para nós, o evento Barra Sustentável, que chega a sua quinta edição, só fortalece nossa política de responsabilidade social e também as diretrizes de nossa rede, além de ser uma grande oportunidade de trocar experiências", declara Sintia Gomes, gerente geral do Sheraton Barra.

A inscrição para o Barra Sustentável é gratuita e pode ser feita através do site www.sheraton-barra.com.br/barrasustentavel até o dia 27 de agosto. O Sheraton Barra fica na Av. Lucio Costa, 3.150, Barra da Tijuca.

TRAJETÓRIA DO BARRA SUSTENTÁVEL

Criado em 2009, por iniciativa do Sheraton Barra Hotel & Suites, o Barra Sustentável vem se consolidando como um importante fórum de debates sobre o crescimento saudável e sustentável da zona oeste. "O projeto surgiu com a intenção de contribuir para a mobilização da comunidade desta macrorregião, na perspectiva de que somente um bairro sustentável permitirá qualidade de vida e o sucesso nos negócios das empresas aqui localizadas", diz Ana Claudia Nery, diretora de Vendas & Marketing do Sheraton Barra.

Em sua primeira edição, o Barra Sustentável chamou a atenção para a expansão da Barra, focando no tratamento dos resíduos e na proteção dos ecossistemas (lagoas e praias). No segundo ano, por conta dos mega eventos Copa do Mundo e Olimpíadas, a preocupação foi as grandes obras (imobiliárias e de mobilidade urbana) e sistemas de certificação. Já em 2011, discutiu o novo Plano Diretor da cidade e suas consequências para a região, reunindo aproximadamente 200 participantes. Ano passado, embalado pelas eleições municipais, a proposta foi engajar o poder público com as demandas da macro-região através do Pacto Local - um termo de compromisso entregue durante o evento aos candidatos a prefeito e vereador. Nele, oito metas desenvolvidas por associações comunitárias e empresariais da região.

A quinta edição do evento Barra Sustentável têm os seguintes apoios institucionais: ABIH, ACIBARRA, ACIR, ACIJA, AIB, AMAR, CCBT, ONG Lagoa Viva, Sub-Prefeitura da Barra da Tijuca e Jacarepaguá, Riotur e Rio Convention & Visitors Bureau. Já os apoios empresariais são: Amigo Mundo, Congress Rental, Madre Comunicação e Papel Semente.

Serviço - 5ª. edição do Barra Sustentável:
Data: 29 de agosto (quinta-feira)
Local: Sheraton Barra - Avenida Lucio Costa 3150 - Barra da Tijuca Salão Atlântico
Horário: das 14h às 18h
Inscrição: grátis pelo site www.sheraton-barra.com.br/barrasustentavel até o dia 27 de agosto e 2013.
Lugares limitados e somente mediante inscrição.
Informações pelo telefone: (21) 3139-8099 / e-mail: rosangela.lopes@sheraton.com

Comentários