Grupo Alatur anuncia joint-veture com JTB


União possibilita ao grupo brasileiro fazer novas aquisições
O Grupo Alatur anuncia sua aliança com o gigante global JTB Group, por meio de sua holding regional, a JTB Americas, sediada em Los Angeles, nos Estados Unidos. O acordo se dá após um ano de negociações, e resulta na aquisição de 47% do negócio do Grupo Alatur pelo JTB. A transação traz para o mercado de viagens, eventos e mobilidade mais excelência na prestação de serviços, e solidez empresarial. Este é o primeiro investimento do JTB na América do Sul, possibilitando a expansão dos negócios no Brasil.

Este é um momento importante para o setor de Viagens Corporativas no Brasil. Com o crescimento econômico dos últimos anos e selecionado para sediar eventos importantes como a Copa do Mundo e os jogos Olímpicos, o país tornou-se ainda mais atrativo para empresas líderes globais deste setor. Estas empresas perceberam a relevância de estar presente neste mercado. Há muitas oportunidades. O mercado brasileiro de viagens vem crescendo em todos os segmentos e especialidades, com taxas superiores ao PIB. É um ciclo de crescimento virtuoso, que na visão de especialistas deve prolongar-se por muitos anos. Este mesmo crescimento tem levado empresas brasileiras à movimentos de internacionalização, ou mesmo, ampliação de seus serviços para o exterior.
Nos últimos anos, o Grupo Alatur cresceu organicamente e por aquisições uma média de 25% ao ano. A liderança do Grupo Alatur no Brasil e seu comprometimento com a combinação de um atendimento personalizado aliado às ferramentas tecnológicas mais avançadas do mercado, dão à empresa a vocação para continuar crescendo, sem perder a proximidade com seus clientes, valores comuns aos do JTB Group no mundo.
Esta sinergia é ainda maior quando se integram os objetivos e visão de negócios das duas empresas. Ambas valorizam seus mercados de origem, e a diversidade cultural. A combinação das culturas brasileira e japonesa resulta em um modelo de gestão focado em qualidade, ampliando globalmente os padrões de serviço já prestados pelas duas empresas.
 “O Grupo Alatur amplia sua capacidade para fazer aquisições, que complementarão nossos negócios atuais. Há claramente um movimento de consolidação em nosso setor. Iremos cada vez mais ampliar o escopo de serviços que prestamos e focar na relação com nossos clientes. E, não menos importante, queremos ser uma empresa melhor para nossos colaboradores, a cada dia que passa. Teremos ainda mais oportunidades de crescimento profissional para pessoas capazes,  leais, e comprometidas com nosso valores”, afirma Ricardo Ferreira, sócio e executivo do Grupo Alatur. “Estimamos um crescimento orgânico de 11,6% ao ano, até 2017”, completa.
Em março de 2012, o Grupo JTB celebrou o seu 100º aniversário. Atualmente a JTB emprega 25.516 funcionários, em 358 escritórios, em 94 cidades, em 34 países. As vendas em 2012 foram de USD 12,4 bilhões. Enquanto que as vendas totais cresceram 8,7%, a porção "global" (originada fora do Japão) cresceu 24,7%. Por meio do projeto “Global Vision 2020” criado em 2012, a JTB enfatiza seu compromisso em se tornar uma empresa ainda mais globalizada.
Yoshinori Himeno, presidente da JTB Américas afirma: “A JTB está focada em Negócios de Comunicação Multicultural, que criam e encorajam a interação e a troca entre pessoas. Propiciamos oportunidades e situações de alegria e alta energia por meio do nosso portfólio único de produtos e serviços. Nossa parceria com o Grupo Alatur representa um passo muito importante para a JTB na criação de uma marca cada vez mais global, reconhecida por sua excelência em hospitalidade”.
Francisco Carpinelli, Ricardo Ferreira e Marcos Balsamão mantêm-se à frente dos negócios do Grupo como executivos e sócios majoritários.  "Estamos todos muito contentes e 100% comprometidos, não só em desenvolver a maior empresa de viagens da região, mas também a melhor empresa, aquela que nossos clientes sonham em ter como parceira", afirma Francisco Carpinelli, fundador da empresa. "É um momento especial em nossas trajetórias profissionais, e há muito que fazer. O melhor está por vir", finaliza Marcos Balsamão.
Os termos fundamentais do negócio foram aprovados pelos Conselhos da JTB Group e do Grupo Alatur recentemente, e tornam-se efetivos no mês de setembro de 2013.

Sobre o Grupo Alatur
Fundado em 1991, o Grupo Alatur é uma empresa especialista em Mobilidade Corporativa, 100% nacional líder do mercado no Brasil, que oferece serviços de Logística de Treinamentos, Expense Management, Gestão de Expatriados, Gestão de Frotas, Eventos Virtuais, Híbridos e Corporativos, Consultoria em Viagens Corporativas e Programa Estratégico de Gestão de Eventos (PEGE), além de ser uma Travel Management Company (TMC). Conta hoje com quatro unidades de negócios: Alatur Viagens Corporativas; Alatur Eventos e Incentivos, Bora Viagens (para viagens pessoais) e a HRG Brasil - é parceira exclusiva do grupo internacional HRG Worldwide. Além disso, mantém joint-venture com a MCI, empresa global líder no gerenciamento de associações, comunicação e eventos. Com mais de 1.100 funcionários, possui escritórios em São Paulo, Rio de Janeiro, Campinas, Curitiba, Belo Horizonte, Joinville e Jaraguá do Sul.
Sobre a JTB
Em março de 2012 o Grupo JTB comemorou o seu centésimo aniversário. Hoje, o grupo conta com 358 escritórios (incluindo lojas afiliadas) em 94 cidades e 34 países, com 25.516 empregados.

As vendas do Grupo JTB em 2012 chegaram à marca dos 1,235 milhões de Yens (aproximadamente US$12,356 milhões), o que representou um crescimento de 8,7% em relação ao ano anterior. Os negócios globais da empresa cresceram 24,7% em 2012.

Comentários