O setor de viagens e turismo vivencia um
cenário marcado por rápidas transformações. Com os avanços tecnológicos,
notadamente aplicados aos processos de distribuição de produtos e
serviços turísticos, as agências de viagens enfrentam um gigantesco
desafio: buscar constantemente sua máxima qualificação profissional.
Em meio às facilidades de acesso a
informações, disponíveis na Internet e que estão ao alcance de alguns
poucos cliques, cada vez mais consumidores e fornecedores interagem em
ambiente online. Portanto, a tendência de investir na distribuição do
tipo “multiplataforma” impera sob a ótica das empresas aéreas,
hoteleiras, cruzeiros marítimos, locação de veículos; enfim, de todos os
segmentos turísticos que possuem algum bem para ser vendido às pessoas -
físicas e jurídicas e as agencias de viagens tem que estar atentas e
atualizadas, sendo indispensável investir em tecnologia.
De maneira presencial ou virtual, ninguém
quer perder vendas para a concorrência, o que inclui as próprias
agências de viagens que, do mesmo modo, estão mais conectadas a partir
da oferta de atendimento em tempo real. Estas empresas atuam com
criatividade nas redes sociais e estão constantemente presentes em
eventos, fazendo uso de inúmeros outros meios compatíveis que as
coloquem mais próximas do perfil de seus clientes.
Além disso, o mais importante: vantagens
competitivas são maiores para as agências de viagens que investem em
treinamentos e capacitações, ou a exemplo, nos cursos ministrados pelo
Instituto de Capacitação e Certificação da ABAV (ICCABAV) todos os anos e
também participam ativamente das oficinas de capacitação, palestras e
dos encontros profissionais realizados na Vila do Saber, durante a ABAV -
Feira de Turismo das Américas.
Não podem mais existir dúvidas a esse
respeito, muito menos faz sentido desperdiçarmos energia, tempo ou
conversa para protestar contra fatos consumados. A mobilidade da
informação e da tecnologia chegou para ficar e aproximar vendedor e
comprador, não necessariamente nesta mesma ordem, mas cada vez mais o
canal de venda on-line também terá que ser disponibilizado,
paralelamente ao atendimento presencial.
Antonio Azevedo
Presidente da ABAV Nacional
Presidente da ABAV Nacional
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