Carlos Horn é reeleito para a presidência da ABDE até 2015


Carlos Horn foi reeleito por unanimidade para a presidência da Associação Brasileira de Instituições Financeiras de Desenvolvimento (ABDE), entidade que reúne as instituições de fomento e desenvolvimento do País. Essa é a segunda gestão do economista gaúcho e o novo mandato vai até 2015.
Em apresentação realizada pouco antes da eleição, Horn destacou as diretrizes de seu próximo mandato. Entre as metas apresentadas pelo presidente estão a ampliação do portfólio de atividades da entidade e o fortalecimento o Sistema Nacional de Fomento (SNF), formado por bancos de desenvolvimento, banco cooperativo, bancos mistos com carteira de desenvolvimento, agências de fomento, Finep e Sebrae.
A primeira gestão de Carlos Horn à frente da ABDE foi marcada pela consolidação do SNF, desenvolvimento do planejamento estratégico da entidade e parcerias com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e a Associação Latino-Americana de Instituições Financeiras para o Desenvolvimento (Alide).
Composição da diretoria ABDE
Aristóteles Alves de Menezes Júnior (Desenbahia), Antonio Carlos Sampaio Quintiliano (Desenvolve/AL), Antonio Carlos Sampaio Quintiliano (Sebrae), Guilherme Narciso de Lacerda (BNDES), Rogério de Paula Tavares (Caixa Econômica Federal), Rubens Rodrigo Filho (Bancoob), Milton Luiz de Melo Santos (Desenvolve SP), Paulo Roberto Evangelista de Lima (BRB), Valmir Rossi (Banco da Amazônia).
O conselho fiscal conta com Luiz Antônio Faustino Maronezi (Goiás Fomento), Luiz Antônio Faustino Maronezi (AGFPE) e Reinaldo Kazufumi Yokoyama (Banco do Brasil).
Sobre Carlos Horn
Carlos Horn é economista e professor associado da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). É formado em Ciências Econômicas e mestre em Economia pela UFRGS. Possui doutorado em Industrial Relations na London School of Economics and Political Science, da Universidade de Londres. Além da ABDE, Horn também preside o Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE).

Sobre a ABDE (www.abde.org.br)
A Associação Brasileira de Instituições Financeiras de Desenvolvimento (ABDE) foi criada em 1969 e tem o objetivo de congregar, representar, defender os interesses e apoiar, organizacional e operacionalmente, os interesses dos seus 30 associados (bancos federais, regionais e estaduais de desenvolvimento, bancos públicos comerciais com carteira de desenvolvimento, bancos cooperativos, agências de fomento, agência nacional de inovação - Finep e Sebrae), representando-os perante o governo e outras instituições, para promover a melhoria institucional e operacional. Suas ações visam a contribuir para o desenvolvimento sustentável – econômico, social e ambiental - do País. Tem sua sede operacional no Rio de Janeiro e um escritório administrativo em Brasília.


Comentários