Cada vez mais estrangeiros que vêm ao
país procuram albergues, campings ou alugam casas. Fatia do mercado
subiu 6 pontos percentuais nos últimos anos, revela pesquisa
Os estrangeiros têm procurado cada vez
mais meios alternativos de hospedagem no país. Albergues, campings e
casas alugadas receberam 17% dos estrangeiros que vieram ao país durante
o ano passado. O número já passa a representar
quase um quinto das hospedagens de estrangeiros no país, passando a ter
uma parte significativa do mercado. Os hotéis mantiveram o posto de
principal meio de hospedagem para os turistas internacionais: 50,6%.
“Os números mostram que o setor de
hospedagem no Brasil tem uma diversidade de produtos capaz de agradar a
todos os gostos”, avalia o presidente da Embratur, Flávio Dino. Os dados
constam da pesquisa Demanda Turística Internacional,
realizada pela FGV por encomenda do Ministério do Turismo/Embratur.
Hábitos de consumo
A pesquisa também apresenta os ganhos que
esse turista traz para a economia brasileira. Cada turista que viajou ao
Brasil a lazer deixou US$ 73,77 por dia no país. Já o estrangeiro que
veio ao país por motivos de negócio gastou
mais: US$ 120,25. Confirmando tendência ocorrida desde 2009, a internet
passou a ser a principal fonte de informação na hora de organizar uma
viagem. Um em cada três (33,6%) procurou em sites os locais de
hospedagem e os roteiros que visitaria. Outros 30%
procuraram informações com amigos e parentes. E 9,9% utilizaram
agências de viagem.
A pesquisa Demanda Turística Internacional
é realizada desde 2006 com estrangeiros no momento em que estão saindo
do país. Ela mostra também a avaliação que o turista tem dos serviços
oferecidos pelo país. Hospitalidade, gastronomia
e restaurantes são os itens mais bem avaliados. Preço, telecomunicações
e rodovias têm a pior avaliação.
Assessoria de Imprensa - Embratur
Comentários