Vice-prefeita de São Paulo e presidente da SPTuris se reúnem com entidades do turismo para discutir ações para a Copa

  

Foto: José Cordeiro/SPTuris
Clique na imagem para fazer o Donwload...
Vice-prefeita, presidente da SPTuris e representantes de entidades do turismo


 Nesta segunda (22), o presidente da São Paulo Turismo (SPTuris), Marcelo Rehder, recebeu no Palácio das Convenções do Anhembi a vice-prefeita de São Paulo e coordenadora da SPCopa (Comitê Integrado de Gestão Governamental Especial para a Copa do Mundo de Futebol 2014 em São Paulo), Nádia Campeão, para uma reunião com diversas entidades do turismo paulistano.

Estiveram presentes representantes da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH), Associação Comercial de São Paulo (ACSP), Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (Fecomercio-SP), Fórum dos Operadores Hoteleiros do Brasil (FOHB), Sindicato dos Guias de Turismo do Estado de São Paulo (Sindegtur), Sindicato dos Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de São Paulo (Sinhores-SP), São Paulo Convention & Visitors Bureau (SPC&VB), União Brasileira dos Promotores de Feiras (Ubrafe), Agência de Desenvolvimento Regional Unicidades, além de representantes dos aeroportos de Congonhas e Guarulhos, sindicatos e associações de taxistas e outros.

O encontro, solicitado pela vice-prefeita, oficializou a formação do Comitê de Ações Integradas de Hospitalidade para a Copa de 2014, que irá se reunir todo mês até o mundial do ano que vem. Os objetivos desta comissão serão três:
1) buscar excelência e elevar o padrão de serviço com qualidade e hospitalidade;
2) comunicar e criar sinergia entre as ações de todos os envolvidos, proporcionando informações confiáveis e seguras e acolhimento adequado; e
3) integrar o receptivo às ações desenvolvidas pelos comitês que organizam a Copa nos âmbitos nacional (Comitê Organizador Local - COL), estadual (Comitê Paulista) e municipal (SPCopa).

Nádia Campeão fez uma apresentação com um panorama da preparação da cidade para a Copa e disse que "quer ficar mais próxima do receptivo". Já Marcelo Rehder destacou algumas medidas que estão sendo conduzidas do ponto de vista turístico pela SPTuris, 
enfatizando programas de capacitação da mão-de-obra local  -  com foco em idiomas para agentes do receptivo da cidade através do Pronatec, do Ministério do Turismo  - e o desenvolvimento de novos materiais, como um novo mapa turístico da cidade incluindo a região de Itaquera, um guia completo da cidade e um material com informações de São Paulo voltado para o voluntários que trabalharão na Copa. Rehder ainda reafirmou a implantação da Sinalização Turística para Pedestres até o final do ano e das novas Centrais de Informação Turística até o início dos jogos, em 2014.

O presidente da SPTuris destacou a importância desse encontro, que deve se repetir ao menos uma vez por mês. "A Copa será uma excelente oportunidade de mostrarmos a excelência dos nossos serviços. Para isso, precisamos estar alinhados em todas as nossas ações e esses encontros são imprescindíveis para atingirmos esse objetivo", ressaltou. Ele explicou que as reuniões também servirão para apoiar os profissionais de turismo da cidade e dar orientações relativas à recepção dos turistas para o grande mundial. "A Copa envolve cada um de nós e depende de uma ação conjunta. Todos temos a ganhar realizando um bom trabalho", disse.

Os próximos passos do Comitê são fazer um diagnóstico de tudo que já está sendo feito por cada entidade e também apontar os pontos críticos e gargalos da cidade, com propostas de soluções e de apoio da Prefeitura de São Paulo onde for possível.

Comentários