Turismo
terá espaço na Jornada Mundial da Juventude
|
MTur terá área de 3,3 mil metros quadrados para expor
produtos e roteiros na ExpoCatólica
As
viagens motivadas pela fé ocupam um espaço cada vez mais importante no
turismo brasileiro. Atento a esse segmento, o Ministério do Turismo (MTur)
investiu cerca de R$ 1,4 milhão em uma área de 3.323 metros quadrados na
maior feira católica do país, a ExpoCatólica.
A
ExpoCatólica é um espaço de exposições de produtos e serviços que ocorre no
Riocentro paralelamente à Jornada Mundial da Juventude, o maior encontro de
jovens católicos do mundo, que reunirá cerca de 1,7 milhão de pessoas no Rio
entre 23 a 28 de julho.
“O
objetivo é aproveitar o fluxo de turistas no Rio e mostrar os atrativos
religiosos de nossos estados”, diz Vinícius Lummertz, secretário Nacional de
Políticas de Turismo.
O
espaço de exposições de turismo religioso na ExpoCatólica trará atrações de
19 estados brasileiros. O estande de São Paulo terá a forma da basílica de
Aparecida do Norte e o estande do Pará vai expor a imagem de Nossa Senhora de
Nazaré e promover uma procissão no espaço da feira.
O
estado de Santa Catarina destaca a cidade de Nova Trento, conhecida pelo
santuário de Santa Paulina, a primeira santa brasileira, que recebe cerca de
20 mil peregrinos por mês. Já o Ceará apresenta os serviços e produtos
relacionados à Romaria à Juazeiro do Norte (CE), que recebe cerca de 2
milhões de devotos de Padre Cícero por ano.
O
turismo religioso é um dos segmentos que mais cresce no mundo. No ano
passado, motivou a viagem de 1,17 milhão de brasileiros pelo país e trouxe
para o país 16,3 mil visitantes estrangeiros, de acordo com o último estudo
do MTur sobre demanda turística (2011).
No
mês passado, o Ministério liberou R$ 625 mil para projetos que fortaleçam o
Turismo Religioso no Brasil. As cidades contempladas são Nova Trento (SC),
Aparecida (SP), Trindade (GO), Santa Cruz (RN) e Bragança (PA).
Serviço:
A ExpoCatólica ocorre de 20 a 26 de julho no Riocentro
|
Comentários