Tiradentes: a capital da gastronomia está em Minas


Com sete inserções no ‘Guia 4 Rodas’, cidade atrai visitantes dos quatro cantos do mundo
pelo paladar e se prepara para receber a 16ª edição do Festival Cultura e Gastronomia Tiradentes 

A expressão “conquistar pela bocar” parece ter sido feita para Tiradentes. A charmosa cidadezinha de 6,9 mil habitantes, que fica a pouco mais de 200 km de Belo Horizonte e 340 km do Rio de Janeiro, viu de perto importantes acontecimentos da nossa história – foi um dos vilarejos mais prósperos durante o ciclo do ouro e abrigou várias reuniões dos revolucionários Inconfidentes. Sua configuração arquitetônica, com casarios coloniais que preservam as belezas do Barroco, se manteve quase intacta. Mas, apesar de tudo isso, sua cozinha é um dos principais atrativos para os turistas – a cidade é um dos destinos mais estrelados do ‘Guia 4 Rodas’ com sete inserções.
Essa diversidade gastronômica da cidade ganhou força com o Festival Cultura e Gastronomia Tiradentes, que, há 16 anos, leva respeitados chefs dos quatro cantos do mundo e centenas de turistas para a cidade – na edição 2012, foram 35 mil visitantes em apenas dois fins de semana. Este ano, o evento acontecerá de 23 de agosto a 1ode setembro.
Um dos mais célebres eventos de culinária do país, o Festival conta com um programação intensa, com festins, cursos e degustações, e movimenta a cidade como um todo. Nos últimos dez anos, o evento contribuiu para que o setor de serviços crescesse mais de 300% e, segundo o IBGE, já representava mais de 50% do PIB total da cidade em 2009O Festival ajuda não só a consolidar Tiradentes como um dos principais polos gastronômicos do estado, mas também a divulgar a cidade, que hoje tem no turismo a sua principal atividade econômica.
Hoje, com a maturidade de um evento de grande porte, o Festival Cultura e Gastronomia Tiradentes contabiliza números surpreendentes: já recebeu chefs de mais de 15 países – como Espanha, França, Itália, Estados Unidos e Alemanha; registra a participação de mais de 600 chefs de cozinha150 festins e 72 mil pratos servidos nos jantares; viabiliza a presença de chefs de renome internacional; já envolveu diretamente mais de 5 mil profissionais, muitos deles moradores da região. Cerca de 350 mil pessoas que já prestigiaram o Festival nestes 16 anos.
Cidade da gastronomia
Conhecer Minas Gerais sem degustar a culinária de Tiradentes é como não conhecer as montanhas mineiras. Ao caminhar pelas ruas de pedra, por onde passaram desbravadores e escravos, é quase impossível resistir ao delicioso aroma que o atrai para dentro de um dos 85 estabelecimentos da cidade – restaurantes, bares, alambiques e lojas de quitandas e doces. Entre os mais conhecidos, estão, Kitanda Brasil, o Leitão a Pururuca do Luiz Ney, o Theatro da Villa, Tragaluz, Pau de Angú, Viradas do Largo e Estalagem do Sabor. Todos estrelados no “Guia 4 Rodas’. Na maioria deles, o turista vai encontrar o melhor da famosa comida mineira. Feijão tropeiro, leitão à pururuca, tutu, torresmo, ovo caipira... Isso sem falar no ora-pronobis, folha trepadeira típica da região que virou acompanhamento indispensável para o frango caipira, e na cachaça. A cada garfada, provamos um pouco da história de Minas, fato que rendeu à cidade o apelido carinhoso de capital da comida mineira.
Famosa por ter parado no tempo ao manter a sua arquitetura original, Tiradentes conserva a sua cozinha tradicional, mas abre tem atraído a culinária contemporânea. Chefs, formados em escolas de gastronomia, têm buscado na cidade um porto para os seus cardápios e criações. A exemplo estão a chef Tanea Romão da Kitanda Brasil, o chef Rodolfo Mayer do restaurante Agatu, Sandro Lopes de Oliveira, Yury Feliciano e Natália Gonçalves do restaurante Archote, e João Carlos Aires Mota, de Lisboa, proprietário do restaurante Lusitania, que levou para Tiradentes um pouco da gastronomia lusa com toque mineiro.
A maioria dos estabelecimentos fica no Centro Histórico de Tiradentes, onde o turista ainda encontra pousadas, museus, duas capelinhas e algumas das doze lojinhas de artesanato da cidade. Mas delícias da cozinha mineira também podem ser encontradas nos sítios e nas fazendas que rodeiam a cidade e integram o roteiro ‘Estrada do Sabor’, iniciativa da Prefeitura Municipal de Tiradentes para promover o turismo vivencial e do qual participam 20 empreendimentos. Com a comida servida do jeito mais tradicional possível, no fogão à lenha, a experiência dá um gostinho ainda maior da vida do interior. Os doces do Chico Doceiro, principalmente o cajuzinho, também fazem muito sucesso, assim como doce de leite do Bolota, que é de dar água na boca.
 Serviço:
16ª edição do Festival Cultura e Gastronomia de Tiradentes
23 de agosto a 1º de setembro

Comentários