Um programa para
pequenos negócios se tornarem mais competitivos durante os megaeventos
esportivos foi desenvolvido pelo Sebrae Nacional, chamado Sebrae 2014
Com a realização de grandes eventos esportivos no Brasil, há
muitas oportunidades à vista, e os empreendedores devem estar atentos. Para
apoiar micro e pequenas empresas e empreendedores individuais a se tornarem
mais competitivos, principalmente na Copa do Mundo da FIFA 2014, o SEBRAE
Nacional desenvolveu o Programa SEBRAE 2014.
O serviço de Inteligência Competitiva para o Programa tem
por objetivo identificar, disseminar e fomentar oportunidades de negócios
para empreendedores de pequenos negócios, por meio de processos
integrados de Inteligência Competitiva (IC). Com o auxílio da Knowtec, empresa
catarinense especializada na concepção e implementação de Sistemas de IC e de
Gestão do Conhecimento, e pioneira no Brasil em inteligência setorial, estão
sendo divulgados relatórios analíticos, com informações e orientações que
permitam aos Pequenos Negócios a viabilização das oportunidades.
O Programa SEBRAE 2014 é realizado, especialmente, nas 12
cidades-sede da Copa: Brasília, Belo Horizonte, Cuiabá, Curitiba, Fortaleza,
Manaus, Natal, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo.
Porém, pequenos negócios de qualquer cidade do Brasil podem ter acesso às
informações divulgadas pelo SEBRAE, no portal www.sebrae2014.com.br.
O programa começou em 2010, quando as oportunidades foram
identificadas após um estudo realizado em parceria com a Fundação Getúlio
Vargas (FGV). Quase 930 opções foram levantadas nas 12 cidades-sede, assim como
os requisitos que as empresas precisam para conseguir comercializar produtos e
serviços com foco nessas características.
Com base no estudo, foram priorizados 10 segmentos com mais
possibilidades de geração de negócios por conta da Copa do Mundo; são eles:
turismo, economia criativa, comércio varejista, serviços, artesanato,
construção civil, madeira e móveis, tecnologia da informação e comunicação,
agronegócios e moda (têxtil e confecções, couro e calçados, gemas e joias).
Cases à vista
A Pastelaria Bom Sabor, de Toledo (PR), estuda novos modelos
de negócio para atrair turistas durante a Copa do Mundo da FIFA 2014. O
desenvolvimento de novos produtos, o treinamento de pessoal, a reformulação do
espaço físico da loja, o aumento da eficiência nos fluxos operacionais e a criação
de filiais estão entre as principais estratégias estudadas. Uma ação
importante, já testada, é a comercialização de pastéis com desenhos e cores que
lembram bandeiras dos países que participarão do mundial.
Já o Hostel Lar Solar Gragoatá, de Niterói (RJ), saiu na
frente, investindo na estrutura do lugar, para atrair mais hóspedes. O negócio,
que era voltado apenas para hospedagem de estudantes, tornou-se um
empreendimento qualificado para turistas. A equipe recebeu capacitação e foi
contratada uma recepcionista que fala inglês, francês e espanhol. A
proprietária Vanessa Lopes Dias conta que planejava recuperar o investimento em
dois anos, mas, com as reformas, ganhou hóspedes inesperados, que podem
diminuir esse prazo. “Outro indicador importante é que fazemos parte dos guias
internacionais de hostel e albergues. Gostei muito da proposta de qualificação
do Sebrae 2014. Já aprendi muito e pretendo permanecer no programa”, afirma a
empresária.
Em Salvador, as vendedoras de acarajé estão aprendendo inglês,
de olho na clientela estrangeira. Júlia Souza, baiana que tem seu tabuleiro em
frente à Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos, no Centro Histórico de
Salvador, está entre as participantes do curso oferecido pelo Programa de
Qualificação Profissional, parceria entre o Sebrae na Bahia e a Secretaria
Estadual para Assuntos da Copa do Mundo da FIFA 2014. As aulas foram elaboradas
de acordo com as reais necessidades delas, utilizando recursos multimídias e
encenações de situações cotidianas. Por estar localizada em um ponto turístico,
Júlia Souza diz que o curso foi de grande importância para torná-la capaz de
entender e responder aos turistas. “Foi difícil no início, porque nunca tinha
feito um curso de inglês. Mas tivemos uma professora que soube contornar as
dificuldades da turma”, explica. A meta do Projeto Copa 2014 na Bahia é
capacitar 600 vendedores ambulantes e 210 baianas de acarajé, no período de
abril a novembro.
Entenda melhor
Inteligência Competitiva nada mais é que um processo sistemático
que permite a criação de conhecimento estratégico, a partir do planejamento,
coleta, análise, síntese e disseminação de informações estratégicas sobre
concorrentes, clientes, fornecedores e do ambiente competitivo em geral, para
apoiar a tomada de decisão organizacional.
O serviço de Inteligência Competitiva para o Programa SEBRAE
2014, desenvolvido pela Knowtec, é composto por sete produtos; são eles:
Alertas: Texto curto sobre novidades importantes para
o setor específico, enviados por e-mail ou SMS aos interessados cadastrados.
Clipping de notícias: Conjunto sintetizado de
notícias coletadas e enviadas sobre as oportunidades da Copa para Pequenos
Negócios, organizados pelos setores priorizados e pelas cidades-sede.
Cases: Relatório com resultados de monitoramento de
casos de Pequenos Negócios que conseguiram fechar contratos com grandes
demandantes da Copa ou que estão se preparando (com evidências e sucesso) para
aproveitar as oportunidades da Copa.
Lista de licitações: Serviço que identifica e
disponibiliza oportunidades de licitações, compras governamentais e contratos
privados que estejam abertos para novas candidaturas.
Boletins setoriais: Boletins editados com análises
aprofundadas sobre as tendências e movimentos significativos de cada setor
contemplado no Programa Sebrae 2014.
Cenários e projeções estratégicas: Relatórios
analíticos com potencial de mercado por setor e função em cada cidade-sede,
para os períodos: pré-Copa, durante e pós-Copa, eventualmente apontando para os
jogos Olímpicos de 2016.
Respostas técnicas: Serviço de resposta a demandas
ad-hoc que podem ser solicitadas por qualquer gestor do Programa Sebrae 2014.
No site www.segmentos.sebrae2014.com.br, é possível acessar todos
os produtos, resultados e análises dos 10 segmentos com mais possibilidades de
geração de negócios.
Sobre a Knowtec
Especializada na concepção e
implementação de Sistemas de Inteligência Competitiva e de Gestão do
Conhecimento, há 12 anos no mercado, a Knowtec (www.knowtec.com) é pioneira
no Brasil em inteligência setorial apresentando sempre soluções personalizadas
e inovadoras para seus clientes, deixando-os em posição vantajosa em relação
aos concorrentes. Com sede em Florianópolis, Brasília e São Paulo, a Knowtec
integra o DOT Digital Group, atuando tanto no Brasil quanto no exterior.
Comentários