Salvador ganha voo direto de Buenos Aires Frequência será semanal aos sábados e primeiro voo teve 100% de ocupação

Principal mercado emissor de estrangeiros para a Bahia, com um fluxo de 105 mil turistas por ano o equivalente quase um quarto do total que visita o Estado , a Argentina agora tem um voo direto para Salvador. O charter ocorrerá aos sábados e tem operação da Aerolíneas Argentinas, companhia aérea portenha.

O primeiro voo, que teve 4h30 de duração, chegou a Salvador por volta das 0h05 deste domingo (14), com 128 passageiros, sendo 121 argentinos, perfazendo 100% de ocupação. Os portenhos se dividirão em três destinos baianos como a própria capital, além de Costa do Sauípe e Imbassaí, na  Costa dos Coqueiros.

O secretário do Turismo da Bahia, Domingos Leonelli, disse que embora o voo seja um charter, com previsão de operação até abril do próximo ano, ele representa um ganho importante para o setor no estado, “pois o fato de ser direto reduz o tempo de viagem pela metade, o que amplia o interesse dos argentinos no destino”. Até este fim de semana, para vir para Bahia os portenhos precisavam fazer conexões no Rio de Janeiro e em São Paulo, o que aumentava o tempo de deslocamento em pelo menos mais três horas. “Vamos tentar conseguir mais uma freqüência para viabilizar ainda mais a operação. Além disso, vamos realizar ações com operadores e agentes de viagem na argentina”, resume.

As ações citadas por Leonelli são as caravanas do turismo, promovidas pela Diretoria de Relações Internacionais da Bahiatursa. “Serão duas caravanas: uma em Buenos Aires e outra em Córdoba – as caravanas são visitas de uma semana a agências de viagem e operadoras de turismo para divulgar a Bahia. Paralelamente, será feita uma campanha de marketing no mercado portenho, com o objetivo de fortalecer a presença da Bahia e incentivar o turista daquele país a visitar o nosso estado”, disse Mauro Figueiredo, coordenador de Mercado Internacional do órgão.

Argentinos vêm em busca cultura, história e lazer

Descansar, se divertir, conhecer, as praias, pontos turísticos, a história, cultura e culinária do Estado. Com essa expectativa 121 argentinos, de várias partes do país, chegaram em Salvador na madrugada de domingo.

Pela segunda vez no Brasil e a primeira vez na Bahia, o médico Alejandro Tobeal veio com a esposa e três filhos de Buenos Aires. Do aeroporto, eles seguiram para Imbassaí.
“Estou com uma boa expectativa para esta semana. Queremos conhecer os pontos turísticos, o clima e aproveitar as praias”, disse, enquanto o filho Lucas, pela primeira vez no Estado, reforçava o desejo de conhecer as praias.

“Muitos amigos nos contaram da beleza da Bahia. Por isso, decidimos conhecer. Viemos fazer turismo e descansar. Sei que vou encontrar paisagens muitos belas”, destacou Veronica Gonzalez, que veio de Buenos Aires com o marido e a filha de 6 anos. Pela primeira vez no Estado, a família se dirigiu para Imbassaí.“Tenho muita curiosidade em conhecer o Pelourinho. Essa visita não pode faltar”, confessou.

“Conhecer a cultura, história, religiosidade, as paisagens, os pontos turísticos. Tudo”, resumiu a agrônoma MabelVasquez, que, vinda de La Plata, estava feliz por passar uma semana na capital baiana e poder aproveitar  o que de melhor a cidade tem para oferecer ao turista.

Assim como o pequeno empresário Martim Pometti, residente a 80 km de Buenos Aires, que acompanhado da esposa, a professora Roberta,   iam se dividir entre a estada em Salvador e conhecer Morro de São Paulo.  Entre descansar e conhecer as belezas do Estado, a cultura e história da capital baiana. “Amigos nos falaram que é muito bonito e despertarama nossa curiosidade”, ressaltou Roberta.

Do interior da Argentina,a fonoaudióloga Monica Siqal, pela primeira vez na Bahia, veio com o marido para ficar a semana em Salvador. Além de conhecer as praias e outros pontos turísticos, um em especial: “Queremos muito conhecer o Pelourinho, com suas histórias e cultura”, assinalou.

Comentários