Ministro do Turismo visita Expocatólica


Ministro será homenageado, fará balanço sobre turismo religioso e atenderá á imprensa

 O Ministro do Turismo, Gastão Dias Vieira, estará nesta quinta-feira, 25 de julho de 2013, na 9ª ExpoCatólica, maior feira de produtos e serviços religiosos do país, que acontece paralelamente à Jornada Mundial da Juventude (JMJ). Gastão Vieira vai visitar os estandes de 17 estados brasileiros, apresentar um balanço sobre turismo religioso no país e atender a imprensa. Estima-se que mais de 100 mil visitantes passem pelo Riocentro.

O ministro será recebido pela diretoria da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e pelo presidente do Fórum Nacional dos Secretários e Dirigentes Estaduais de Turismo, Ronald Ázaro, às 14 horas. Na sequência, será homenageado pela CNBB pelo apoio e promoção ao turismo religioso no Brasil.

As viagens motivadas pela fé ocupam um espaço cada vez mais importante no turismo brasileiro. Atento a esse segmento, o Ministério do Turismo (MTur) investiu cerca de R$ 1,4 milhão em uma área de 3.323 metros quadrados na ExpoCatólica. A Jornada Mundial da Juventude é o maior encontro de jovens católicos do mundo e deve reunir cerca de 1,7 milhão de pessoas no Rio entre 23 a 28 de julho. “O objetivo é aproveitar o fluxo de turistas no Rio e mostrar os atrativos religiosos de nossos estados”, diz Vinícius Lummertz, secretário Nacional de Políticas de Turismo.


O turismo religioso é um dos segmentos que mais cresce no mundo. No ano passado, motivou a viagem de 1,17 milhão de brasileiros pelo país e trouxe 16,3 mil visitantes estrangeiros, de acordo com o Ministério do Turismo.


No mês passado, o Ministério liberou R$ 625 mil para projetos que fortaleçam o Turismo Religioso no Brasil. As cidades contempladas são Nova Trento (SC), Aparecida (SP), Trindade (GO), Santa Cruz (RN) e Bragança (PA).

As principais atrações do turismo religioso dna ExpoCatólica:


Região Norte: Pará (exposição do Círio de Nazaré, que todos os anos leva a capital paraense mais de 2 milhões de romeiros) e o Amazonas (Festa Fluvial de São Pedro e a festa de Nossa Senhora do Carmo), Itapiranga, (com aparições de Nossa Senhora).

Região Sul: Santa Catarina (destinos como Nova Veneza, cidade do Santuário de Caravaggio), Vargem do Cedro, (com a história da Beata Albertina), e Nova Trento. Rio Grande do Sul (Romaria de Nossa Senhora de Medianeira em Santa Maria). O Paraná também estará presente.


Região Sudeste: Espirito Santo (roteiro da “Festa de Nossa Senhora da Penha” em Vila Velha e a cidade de Anchieta com  “Os passos de Anchieta”).  São Paulo (circuito Religioso: Aparecida, Guaratinguetá, Lorena, Canas, Cachoeira Paulista e Cunha, além do percurso Passos dos Jesuítas). Minas Gerais e Rio de Janeiro também estarão presentes.


Região Nordeste: Piauí (procissão de Bom Jesus dos Passos), Pernambuco (espetáculo Nova Jerusalém), Paraíba (roteiro de Frei Damião), Ceará (caminhos de Assis em Canindé e Juazeiro do Norte), Sergipe (Itabaiana, onde irmã Dulce realizou milagres) e Rio Grande do Norte, (destinos de Santa Cruz, onde está a imagem de Santa Rita de Cássia com 56 m de altura). A Bahia também estará presente.


Centro Oeste: o Mato Grosso do Sul divulga a cidade de Corumbá onde é realizado o Arraial do Banho de São João.



Serviço:
O que: Apresentação sobre turismo religioso e conversa com a imprensa
Data: Quinta-feira (25/07)
Horário: 14h30
Local: Pavilhão 3, Mezanino 2, na ExpoCatólica, no Riocentro
Contatos: Darse (61) 8139-6223

Comentários