AOS OLHOS DE 10 MIL JORNALISTAS
Copa
das Confederações e Jornada Mundial da Juventude Rio 2013 devem,
juntas, atrair quase 10 mil profissionais de mídia de todo o mundo para o
Brasil. O resultado, certamente, é aumento
da projeção de imagem do país
“Os megaeventos são um
momento de megaexposição do país no mundo”, lembra sempre o presidente
da Embratur, Flávio Dino. “E os olhos e vozes que garantem essa projeção
de imagem no exterior são justamente os
profissionais de imprensa”. Nada melhor para demonstrar o volume dessa
megaexposição, portanto, saber que quase 10 mil profissionais de mídia,
incluindo profissionais de TV, rádio, imprensa escrita, internet e
fotógrafos, de todo o mundo, deverão visitar o
Brasil somente entre os meses de junho e julho deste ano.
O volume deve-se aos
dois megaeventos realizados no país neste período: a Copa das
Confederações, já concluída, e a Jornada Mundial da Juventude Rio 2013
(JMJ). “Além de atrair turistas estrangeiros, os eventos
são uma grande oportunidade de exposição da imagem dos destinos
turísticos para todos os continentes”, comenta Dino. “E esse trabalho é
feito justamente por esses jornalistas: antes, durante e depois dos
eventos”.
Só durante o mês da
Copa das Confederações, 3,8 mil profissionais da imprensa visitaram as
seis cidades-sede da competição. O público dos estádios, um total de
804.659, foi responsável pela animação das partidas,
que registrou recorde de audiência. Em uma das partidas, entre Brasil x
Itália, cerca de 50,4 milhões de espectadores nos 10 principais
mercados ficaram em frente à televisão para assistir ao confronto.
Batendo um recorde, a
Jornada Mundial da Juventude Rio 2013 alcançou 5,5 mil inscrições de
jornalistas de todo o mundo e superou a marca de Madri. A capital da
Espanha teve cerca de 5 mil profissionais de imprensa
na JMJ de 2011. “Tanto a Copa das Confederações, como a JMJ, um evento
esportivo e outro religioso, atraem jornalistas que produzem conteúdo
que vão além dos assuntos específicos. Sendo assim, os produtos
turísticos dos nossos destinos figuram-se como grande
atrativo para reportagens exibidas em todo o mundo”, detalhou Dino
|
|
|
Comentários