JMJ atrai milhares de jovens ao Rio de Janeiro



Ministério do Turismo vai promover roteiros religiosos durante o evento na capital fluminense



A Jornada Mundial da Juventude (JMJ) promete atrair milhares de pessoas ao Rio de Janeiro na próxima semana e movimentar o turismo na Cidade Maravilhosa durante os seis dias de realização do evento. Somente nos aeroportos, cerca de 700 mil pessoas são esperadas em dez dias, segundo a Infraero. O ponto alto será a passagem do papa pela praia de Copacabana, no dia 25, quando mais de 1 milhão de pessoas devem assistir ao desfile e aos shows. O mesmo público é esperado para a Missa em Vargem Grande.
“Esse é um evento grandioso. O Rio de Janeiro receberá jovens de todo o mundo e, nos próximos dias, veremos as estradas e aeroportos movimentadas por essa população. O brasileiro, sem dúvida, está preparando uma recepção calorosa para o encontro”, afirmou o ministro do Turismo, Gastão Vieira. Até o dia 7 de julho, mais de 310 mil peregrinos estavam inscritos no evento, com uma participação expressiva de estrangeiros, totalizando 40% desse público. Já os voluntários somavam 60 mil pessoas. Nesse caso, 90% são brasileiros.
Os aeroportos Antonio Carlos Jobim e Santos Dumont, no Rio, terão aumento de 30% no número de funcionários para atender ao incremento da demanda, segundo a Infraero. A estimativa é que os dois aeroportos tenham, em média, uma circulação adicional de 70 mil visitantes por dia, um aumento de 60% em relação ao mês de junho. Assim, em dez dias, 700 mil pessoas devem pousar na capital fluminense.
INTINERÁRIOS DA FÉ - Os itinerários da fé entraram na programação de boa parte dos visitantes da Jornada Mundial da Juventude (JMJ). A igreja organizou passeios para cidades como Natividade, cuja principal atração é uma réplica da casa de Nossa Senhora, e Itaboraí, a cidade das cavalhadas. Há também atrações gratuitas como visitas guiadas a igrejas e trilhas organizadas por escoteiros.
As viagens motivadas pela fé ocupam um espaço cada vez mais importante no turismo brasileiro. No ano passado, foi o principal motivo de turismo para 1,17 milhão de brasileiros e trouxe para o país 16,3 mil visitantes estrangeiros, de acordo com pesquisa do Ministério do Turismo. Atento ao desenvolvimento desse segmento, o MTur investiu cerca de R$ 1,4 milhão em uma área de 3.323 metros quadrados na maior feira católica do país, a ExpoCatólica, evento que ocorre paralelamente à JMJ. “Aproveitamos o evento para apresentar aos turistas os destinos consolidados de turismo religioso”, disse o secretário nacional de Políticas do Turismo, Vinícius Lummertz.
Segundo estudo da Embratur, autarquia vinculada ao Ministério do Turismo, a JMJ deve gerar impacto da ordem de R$ 1,2 bilhão na economia brasileira. “A Jornada vai fazer o Brasil ser ainda mais conhecido no mundo todo. Os jovens turistas que chegam ao país vão perceber que somos muito mais que sol e praia”, afirma o presidente da Embratur, Flávio Dino.
De acordo com a organização da Jornada Mundial da Juventude, serão gerados cerca de 20 mil empregos temporários. A última JMJ, realizada em Madri em 2011, movimentou cerca de R$ 1 bilhão na economia espanhola.
No mês passado, o ministério liberou R$ 625 mil para projetos que fortaleçam o Turismo Religioso no Brasil. As cidades contempladas são Nova Trento (SC), Aparecida (SP), Trindade (GO), Santa Cruz (RN) e Bragança (PA).

Assessoria de Comunicação- Ministério do Turismo

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