INFORMATIZAÇÃO DO SISTEMA NACIONAL DE REGISTRO DE HÓSPEDES AGORA É OBRIGATÓRIA


Desde o dia 1º de julho, a utilização do Sistema Nacional de Registro de Hospedes – SNRHos -, passou a ser obrigatória para todos os meios de hospedagem no país. O objetivo da operação é a identificação do perfil do turista e o levantamento das taxas de ocupação hoteleira de cada região. A regra é prevista pela Portaria nº 177/2011 do Ministério do Turismo – MTur.

Para o presidente da ABIH-BA, José Manoel Garrido essa medida dará mais confiabilidade aos números e agilidade na atualização das informações do setor em todo o país. “Esse conhecimento vai direcionar melhor as oportunidades para crescer e investir e também as carências e necessidades da hotelaria”, explica.

O SNRHos consiste na informatização da Ficha Nacional de Registro de Hóspedes – FNRH, facilitando o envio dos dados de hóspedes para o MTur, pelos meios de hospedagem de todo o país, conforme exigência da Lei nº 11.771/2008 e do Decreto nº 7.381/2010.

Após o tratamento das informações, o MTur irá produzir o Boletim de Ocupação Hoteleira (BOH) - atualmente administrado pelo Ministério do Turismo que assumiu esta tarefa antes realizada pela Embratur – no Sistema de Indicadores Hoteleiros (SIH). Esse sistema é alimentado também pela Ficha Nacional de Registro de Hóspede (FNRH), que o turista preenche ao chegar ao hotel.


Comentários