FESTINS DO 16º FESTIVAL CULTURA E GASTRONOMIA DE TIRADENTES FAZEM UMA VIAGEM PELA GASTRONOMIA LATINO-AMERICANA




Chefs nacionais e internacionais são esperados em Tiradentes, de 23 de agosto a 1º de setembro, durante a 16a edição do Festival Cultura e Gastronomia de Tiradentes. Parte deles participará dos tradicionais festins. Esta edição conta com 14 chefs, sendo nove brasileiros e cinco internacionais. Os festins acontecem nas noites de sexta e sábado, nas pousadas Villa Paoulucci e Brisa da Serra. Nos dias 23 e 24 de agosto, os jantares são dedicados ao Brasil, promovendo o encontro da gastronomia de dois estados e um banquete especial com a nova geração de chefs mineiros. Já os dias 31 de agosto e 1o de setembro, são dedicados à gastronomia latino-americana, com a participação de renomados profissionais da Argentina, Colômbia, Equador e México.

SABOROSOS ENCONTROS

Um dos atributos dos festins que geram grande expectativa no público é a surpresa pela sinergia de diferentes culturas. Paraná e Bahia estão distantes no mapa, mas suas receitas e ingredientes farão parte de um único menu nas mãos dos premiados chefs Celso Freire (Zea Mais, Paraná) e Tereza Paim (Casa de Tereza, Salvador). O mesmo acontecerá com Mato Grosso e São Paulo, com os chefs Ariani Malouf (Mahalo, Cuiabá) e Benny Novak (Ici Bistro, São Paulo); e Distrito Federal com Rio Grande do Sul, com William Chen Yen (Brasília) e Carla Tellini (Bah, Porto Alegre). Um jantar especial festeja a nova gastronomia mineira, com a participação dos chefs Felipe Rameh, Leonardo Paixão e Henrique Gilberto.

Na programação internacional, este ano, os festins dão enfoque à gastronomia latino-americana contemporânea. Foram convidados os chefs Fernando Rivarola (Argentina/Buenos Aires); Juan Manuel (Colômbia/Bogotá); Maurício Acuña (Equador/Quito); e Bruno Oteiza e Gerard Bellver (México/Cidade do México).

EXPEDIÇÃO BRASIL GASTRONÔMICO

A participação de chefs de cinco estados brasileiros, mais o Distrito Federal, é apenas uma etapa do processo de pesquisa e divulgação da gastronomia brasileira realizada pelo Festival Cultura e Gastronomia de Tiradentes. A Expedição Brasil Gastronômico percorreu 19 mil quilômetros por essas regiões, com o objetivo de pesquisar e registrar a cadeia produtiva da gastronomia local. Um grupo de pesquisadores e documentaristas conheceu de perto os produtos, produtores, centros de distribuição, chefs e as principais receitas desses locais. A pesquisa será registrada em um livro e documentário para a internet, com lançamento em 2014.

CULTURA E GASTRONOMIA

O Festival Cultura e Gastronomia de Tiradentes entrou no calendário da cidade mineira em 1998 e elevou o município à posição de destaque. Desde então, o evento vem contribuindo para a transformação da economia e movimentando a comunidade local. Só o setor de serviços – restaurantes, pousadas, bares e lojas – cresceu mais de 300%, em 10 anos, segundo o IBGE, e já representava, em 2009, mais de 50% do PIB total da cidade.

Hoje, com a maturidade de um evento de grande porte, o Festival Cultura e Gastronomia Tiradentes contabiliza números surpreendentes: já recebeu chefs de mais de 15 países – como Espanha, França, Itália, Estado Unidos e Alemanha; registra a participação de mais de 600 chefs, em 150 festins; já envolveu diretamente mais de 5.000 profissionais, muitos deles moradores da região; e contabiliza cerca de 250 mil pessoas que já prestigiaram o Festival nestes 16 anos.

SOBRE OS CHEFS

Benny Novak (São Paulo)
Benny Novak traz toda sua experiência internacional, mas sem deixar de lado o toque brasileiro no paladar. Sua formação vem da Le Cordon Bleu de Londres e a experiência fora do país continuou em Miami, como sous-chef do Le Bouchon Du Grovre. Em 2002, inaugurou seu primeiro restaurante, o Ici Bistrô. Benny carrega no currículo o prêmio de Melhor Restaurateur pela edição Comer & Beber da Revista Veja São Paulo (2010) e o de Restaurateur do Ano pelo Guia 4 Rodas, de 2011.

Celso Freire (Paraná)
Sócio-proprietário do restaurante Zea Maïs, com um estilo muito particular e sólida formação nas gastronomias francesa e italiana, Celso Freire diversificou sua cozinha e hoje desenvolve com maestria a inclusão de ingredientes típicos de várias regiões do Brasil em suas criações. Entre as premiações conquistadas, já foi eleito Chef do Ano do Brasil, pelo Guia Quatro Rodas; e Chef 5 estrelas pelo maior jornal do Paraná, o Gazeta do Povo.

William Chen Yen (Distrito Federal)
Carioca de nascimento, no mundo dos restaurantes desde os 7 anos de idade, William Chen Yen vem de uma família há mais de 30 anos no ramo dos restaurantes, em Brasília. Comandou por oito anos a cozinha do Babel, casa estrelada no Guia 4 Rodas e integrante da Associação da Boa Lembrança. Recentemente, largou tudo para um período de renovação e aprimoramento técnico, passando por premiados restaurantes da França, Espanha e Rio de Janeiro. De volta ao Brasil, com mais conhecimento, tem enveredado por um caminho que poucos trilham e dominam - o da cozinha oriental contemporânea.

Tereza Paim (Bahia)
Tereza Paim tem no currículo o título Chef do Ano de Salvador pela Revista Veja de 2012. É proprietária do restaurante Casa de Tereza, um dos mais conceituados na Bahia. A chef dedica seu trabalho e sua pesquisa aos ingredientes locais com influências da Espanha, Portugal e Itália.

Ariani Malouf (Mato Grosso)
Proprietária do restaurante Mahalo – pioneiro no quesito contemporaneidade na capital do Mato Grosso e o único com duas estrelas do Centro Oeste brasileiro –, Ariani Malouf estudou culinária em Paris e é mestre em explorar temperos e combinações incomuns. Uma verdadeira alquimista em realçar sabores e exaltar o melhor de cada ingrediente. Com alto astral e espírito inquieto, passou por restaurantes renomados do Brasil e do mundo.

Carla Tellini (Porto Alegre)
A gaúcha Carla Tellini é sócia e Head Chef do Grupo Press Gastronomia. Em 2008, criou o Bah, o primeiro restaurante brasileiro especializado na moderna cozinha do Rio Grande do Sul, baseado em suas memórias de infância e inúmeras viagens pelo interior do estado – mais ao sul do Brasil –, buscando identificar a verdadeira cozinha regional com suas diferentes influencias. Este trabalho serviu como base para criar em conjunto com sua equipe de cozinheiros o que chama de "cozinha com afeto, memória e savoir faire".

Felipe Rameh (Minas Gerais)
É mineiro, de Juiz de Fora. Formado pelo Senac Águas de São Pedro (SP), estagiou no Garcia & Rodrigues (RJ), Vecchio Sogno (BH) e no Lá em Casa (PA) com o chef Paulo Martins. Trabalhou no D.O.M, de Alex Atala onde passou por todos os setores dos restaurantes e acompanhou Atala em diversos eventos no Brasil e internacionais. Atuou também como assistente do chef no programa Mesa Para Dois (GNT), onde na época era o responsável pelo menu degustação do D.O.M e fazia a revisão das receitas do primeiro livro de Atala “Por uma gastronomia brasileira”. Estagiou no exterior no estrelado Mugaritz (Espanha) e no Le Chalet de La Forêt (Belgica). De volta ao Brasil, prestou consultoria no Dalva e Dito, também de Atala. Em Minas Gerais, comandou a cozinha do restaurante O Dádiva por cerca de um ano, onde foi responsável por uma verdadeira revolução no cardápio. Hoje, é o chef proprietário do restaurante Trindade junto com o chef e sócio Frederico Trindade.

Henrique Gilberto (Minas Gerais)
Assume a direção, como chef proprietário, do Belo Comidaria, onde prepara uma cozinha de inspiração mineira servida em ambiente descolado. Foi ele o "super chef" eleito na primeira edição do reality show da Rede Globo de Televisão, no programa Mais Você. 

Leonardo Paixão (Minas Gerais)
Coleciona experiência na cozinha francesa, mas sem deixar de lado sua mineiridade. Leo Paixão, como é conhecido, formou-se na Escola Superior de Cozinha Francesa e é o chef proprietário do Restaurante Glouton.  Acredita que a gastronomia é muito mais que a técnica utilizada. Para ele, culinária é o reflexo da natureza de onde você cozinha. Pratica em seu restaurante a cozinha francesa contemporânea mesclada a produtos brasileiros.

Fernando Rivarola (Argentina)
Tem estilo baseado em produtos locais, apesar da vasta experiência no exterior. Autodidata, Rivarola é um curioso nato e estudioso exemplar sempre buscando referências com outros chefs de renome internacional e em bibliografias de todos os cantos do planeta. É ele o chef proprietário do Restaurante El Baqueano, em Buenos Aires.

Juan Manuel (Colômbia)
O jovem chef Juan Manuel empenha-se em usar os ingredientes e receitas de seu país com uma roupagem mais contemporânea e consegue aliar a simplicidade e o inusitado de modo surpreendente. Está entre os chefs colombianos de maior destaque. Participou do Madrid Fusion deste ano e a participação no Festival Cultura e Gastronomia de Tiradentes marca a sua primeira vez no Brasil.

Maurício Acuña (Equador)
É chef proprietário do Restaurante Espais-Sucre. Possui diploma superior em gastronomia pela Escola de Hotelaria de Sevilha e bacharel em Hotelaria pela Universidade Tecnológica em Quito. É considerado chef pioneiro no Equador na descoberta da gastronomia regional, com os ingredientes próprios. A participação no Festival Cultura e Gastronomia de Tiradentes marca a sua primeira vez no Brasil.

Bruno Oteiza e Gerard Bellver (México)
Chefs do restaurante Biko, 31o na lista dos 50 melhores do mundo, famoso pela coalisão das cozinhas espanhola e mexicana. Bruno é natural de San Sebastian, na Espanha, cidade referência em gastronomia, e encontrou na parceria com Gerard um bom motivo para ousar e se divertir em pratos saborosos e cheios de surpresas.

Sugestão de fontes:
-          Rodrigo Ferraz – Diretor do Festival de Cultura e Gastronomia de Tiradentes
-          Rusty Marcelini – Coordenador da Expedição Brasil Gastronômico
-          Chefs convidados


Assessoria de Imprensa

Comentários