Enólogo da Vinã Ventisquero lança os vinhos Grey GCM e Grey Pinot Air em Natal


 
Enólogo da Vinã Ventisquero lança os vinhos
Grey GCM e Grey Pinot Noir em Natal

Felipe Tosso comemora 10 safras da linha Grey com eventos exclusivos em Natal

Eleito o Melhor Enólogo de 2012 pelo Círculo de Cronistas Gastronômicos de Chile, Felipe Tosso visita Natal para celebrar uma década de sucesso da Linha Grey com o lançamento de dois vinhos.

O enólogo-chefe da Viña Ventisquero irá apresentar o aguardado Pinot Noir da linha Grey e o exclusivo Grey GCM, elaborado com as uvas Guarnacha, Cariñena e Mataro (também conhecidas como Grenache, Carignan e Mouvedre).

Felipe Tosso fala do projeto Grey em dois encontros: um almoço no Agaricus para especialistas, e um exclusivo jantar no Dois Vinho & Gastronomia para convidados, que serão recepcionados por Beatriz Maggioni da Cantu Importadora.

GCM e Pinot Noir

Foi na região de Apalta, Vale de Colchagua, que o premiado enólogo-chefe da Ventisquero encontrou o terroir ideal para o cultivo de Garnacha, Cariñena e Mataro, o blend mediterrâneo adaptado perfeitamente aos blocos únicos de La Roblería e que deram origem ao novo Grey GCM. Com uma mescla de taninos maduros, sabor frutado e final longo e suave, o tinto de colheita jovem (2012) foi eleito o melhor de Colchagua no Guia Descorchados 2013.    

Elaborado com uvas do terroir de Leyda, vale que sofre influência das baixas temperaturas da costa e do Rio Maipo, o Grey Pinot Noir apresenta maior expressão aromática, frescor e acidez.

“A Ventisquero e os vinhos Grey têm uma rota que nos leva a vinhos mais complexos e equilibrados, onde a origem está sempre presente de uma forma única, em uma ligação forte com cada vinhedo, região e terroir”, destaca Felipe Tosso.

Felipe Tosso

Liderando a equipe da Viña Ventisquero desde o ano 2000, Felipe Tosso tem um trabalho premiado por sua amplitude e inovação. Os ícones Pangea e Enclave, além da linha premium Grey, são alguns brilhantes exemplos dos rótulos desenvolvidos por ele e distribuídos no Brasil pela Cantu Importadora.

Considerado um estudioso dos vinhos por seu amplo currículo, enquanto estudava Agronomia na Universidade do Chile, trabalhou no departamento de Controle de Qualidade Pabking e Planta de U.C.T. Exportadora de Frutas. Depois de titular-se em 1995, realizou sua prática profissional na Bodega Naguayan, da Vinhedos Concha y Toro, onde em pouco tempo foi nomeado enólogo-chefe.

Em 2000 se incorporou à jovem e talentosa equipe que deu vida à Vinã Ventisquero. Desde então, vem conferindo um selo próprio aos vinhos vinícola. Contabiliza mais de 250 prêmios por suas criações, produtos de um trabalho que prima pela alta qualidade, inovação e consistência.

Paralelamente, viajou a diferentes partes do mundo para aperfeiçoar-se e conhecer o “saber-fazer” de sua competência a nível internacional. Em 2001 participou na Vendimia de Château Canon a Galleliere (St. Emilion), Château La Mondotte (St. Emilion) e Château Clos de L’Oratoire (St. Emilion). Entre 2004 e 2005, Tosso fez visitas técnicas à Austrália (Yarra valley-Barrosa Valley-Eden Valley-Coonawarra Valley), Barrosa Valley e Sonoma Valley.


 Viña Ventisquero
                                                                                                                            
Criada em 1998, a Ventisquero é liderada por uma equipe jovem e criativa, que vem ganhando destaque no mundo vitivinícola por seus conceitos inovadores na produção de vinhos. A vinícola possui escritório em diversos países e seu portfólio apresenta vinhos premiados internacionalmente como o Herú Pinot Noir e os ícones Vertice e Pangea. Em 2012, a Ventisquero recebeu o “Certificado de Sustentabilidade Wines of Chile” em 100% de seus vinhedos por suas práticas de certificação sustentável em todos os campos de cultivo. Também desde o último ano está presente nos melhores restaurantes do mundo eleitos pela The World’s 50 Best Restaurants, lista da revista britânica Restaurant.

Cantu Importadora

Empresa do grupo Cantu, com sede no estado do Paraná, a Cantu Importadora iniciou suas operações em 2004 trazendo ao Brasil os vinhos chilenos da Viña Ventisquero. Hoje, figura entre as maiores importadoras de vinho do país e conta com um amplo portifólio, com mais de 350 rótulos provenientes da Alemanha, Argentina, Espanha, França, Itália, Portugal e Uruguai.

Cantu Importadora
Telefone (11) 2144-4464 ou site www.cantuimportadora.com.br



Comentários