Crescimento do turismo no Perú é maior que média mundial




O país, que tem investido em diversas frentes, tem como meta receber mais de cinco milhões de turistas ao ano até 2021


 O Ministério de Comérico Exterior e Turismo do Perú (Mincetur) informou que o crescimento do turismo no Perú é três vezes maior que a média mundial. O ministro do Comércio Exterior e Turismo, José Luiz Silva, indicou que desde 2011 o país cresce uma média de 9%, ficando muito acima de outros países. “Para este ano, se espera que o turismo mantenha a taxa de 9%. O objetivo é ficar acima do resto do mundo”, informou o ministro.

A Organização Mundial de Turismo (OMT) prevê que turismo continuará crescendo apesar das instabilidades políticas e econômicas no mundo. A previsão de crescimento do setor, internacionalmente, para 2013, é de 3% a 4%, mesmo patamar esperado para a América Latina. A OMT ressalta o reconhecimento dos governos e das empresas com relação à importância do turismo como instrumento de crescimento econômico e gerador de empregos.

O ministro José Luiz Silva lembra, ainda, que as melhorias realizadas na infraestrutura do país, a chegada de novas rotas aéreas e a construção de mais hotéis, além da realização de grandes convenções e eventos no país, estão ajudando o Perú a se posicionar como um dos principais destinos turístico do mundo.

Neste sentido, Silva sustentou que o Perú está trabalhando para diversificar sua oferta turística e para que os turistas possam visitar outras regiões além de Cusco, como a Ruta Moche, a Amazônia, a Fortaleza de Kuélap, privilegiar o turismo de aventura na região central etc.

Incremento da malha aérea peruana

Durante o ano de 2012, o Aeroporto Internacional Jorge Chavez (AIJCH), em Lima, registrou 32 frequências a mais em relação a 2011. Entre as linhas aéreas destacam-se LanTam, Avianca e Copa Airlines. Como resultado, o AIJCH passou a oferecer 546 voos semanais que permitem uma maior conexão aos diversos destinos do Perú e do mundo.

A América do Sul é responsável por 56% do total de turistas internacionais que chegam ao Perú. De 2011 a 2012, esse número elevou em 11%. O Brasil teve um aumento de 7%, enquanto que Venezuela subiu 31%, Colômbia, 19%; Bolívia, 15%; Equador, 10%; Chile, 9%; e Argentina, 8%.

A PROMPERÚ (Comissão de Promoção do Perú para Exportação e Turismo) também vem aumentando os investimentos para promocionar o Perú. Entre as ações desenvolvidas nos principais países da América Latina e do mundo estão: alianças estrategicas com operadoras de turismo, campanhas publicitárias e promocionais, capacitações in loco e no destino, partipação dos principais eventos do trade, elaboração e distribuição de material didático, alianças com empresas do setor de turismo e de outras áreas que possam impactar na decisão do turista no momento de viajar.

Reconhecimento
O Perú vem sendo reconhecido internacionalmente tanto como destino turístico quanto por seus serviços e atrativos. Entre as nomeações mais recentes, estão:
  • PROMPERÚ está entre os finalistas do Prêmio Virtuoso 2013.
  • Machu Picchu é escolhido o ponto turístico mais atrativo do mundo e o destino mais famoso da América do Sul (Trip Advisor).
  • Perú está entre os Dez Mais do Turismo (Grupo Travel News).
  • Lima é sede da premiação dos 50 Melhores Restaurantes da América Latina.
  • Perú tem quatro dos dez melhores hotéis SPA da América Latina (Trip Advisor).
  • Perú é eleito segundo destino turístico preferido no mundo (revista britânica Wanderlust).

PROMPERÚ

A Comissão de Promoção do Perú para a Exportação e o Turismo (PromPerú) é um órgão do Ministério de Comércio Exterior e Turismo, cujo trabalho é desenvolver estratégias de posicionamento do turismo, promover as exportações e atrair investimentos externos ao país.


Comentários