O país, que tem investido em diversas frentes, tem como meta receber mais de cinco milhões de turistas ao ano até 2021
O Ministério de Comérico Exterior e Turismo do Perú (Mincetur)
informou que o crescimento do turismo no Perú é três vezes maior que a
média mundial. O ministro
do Comércio Exterior e Turismo, José Luiz Silva, indicou que desde 2011
o país cresce uma média de 9%, ficando muito acima de outros países.
“Para este ano, se espera que o turismo mantenha a taxa de 9%. O
objetivo é ficar acima do resto do mundo”, informou
o ministro.
A Organização Mundial de
Turismo (OMT) prevê que turismo continuará crescendo apesar das
instabilidades políticas e econômicas no mundo. A previsão de
crescimento do setor, internacionalmente, para 2013, é de 3% a
4%, mesmo patamar esperado para a América Latina. A OMT ressalta o
reconhecimento dos governos e das empresas com relação à importância do
turismo como instrumento de crescimento econômico e gerador de empregos.
O ministro José Luiz Silva
lembra, ainda, que as melhorias realizadas na infraestrutura do país, a
chegada de novas rotas aéreas e a construção de mais hotéis, além da
realização de grandes convenções e eventos no país,
estão ajudando o Perú a se posicionar como um dos principais destinos
turístico do mundo.
Neste sentido, Silva sustentou
que o Perú está trabalhando para diversificar sua oferta turística e
para que os turistas possam visitar outras regiões além de Cusco, como a
Ruta Moche, a Amazônia, a Fortaleza de Kuélap,
privilegiar o turismo de aventura na região central etc.
Incremento da malha aérea peruana
Durante o ano de 2012, o
Aeroporto Internacional Jorge Chavez (AIJCH), em Lima, registrou 32
frequências a mais em relação a 2011. Entre as linhas aéreas destacam-se
LanTam, Avianca e Copa Airlines. Como resultado, o AIJCH
passou a oferecer 546 voos semanais que permitem uma maior conexão aos
diversos destinos do Perú e do mundo.
A América do Sul é responsável
por 56% do total de turistas internacionais que chegam ao Perú. De 2011 a
2012, esse número elevou em 11%. O Brasil teve um aumento de 7%,
enquanto que Venezuela subiu 31%, Colômbia, 19%; Bolívia,
15%; Equador, 10%; Chile, 9%; e Argentina, 8%.
A PROMPERÚ (Comissão de
Promoção do Perú para Exportação e Turismo) também vem aumentando os
investimentos para promocionar o Perú. Entre as ações desenvolvidas nos
principais países da América Latina e do mundo estão:
alianças estrategicas com operadoras de turismo, campanhas
publicitárias e promocionais, capacitações
in loco e no destino, partipação dos principais eventos do
trade, elaboração e distribuição de material didático, alianças com
empresas do setor de turismo e de outras áreas que possam impactar na
decisão do turista no momento de viajar.
Reconhecimento
O Perú vem sendo reconhecido
internacionalmente tanto como destino turístico quanto por seus serviços
e atrativos. Entre as nomeações mais recentes, estão:
- PROMPERÚ está entre os finalistas do Prêmio Virtuoso 2013.
- Machu Picchu é escolhido o ponto turístico mais atrativo do mundo e o destino mais famoso da América do Sul (Trip Advisor).
- Perú está entre os Dez Mais do Turismo (Grupo Travel News).
- Lima é sede da premiação dos 50 Melhores Restaurantes da América Latina.
- Perú tem quatro dos dez melhores hotéis SPA da América Latina (Trip Advisor).
- Perú é eleito segundo destino turístico preferido no mundo (revista britânica Wanderlust).
PROMPERÚ
A Comissão de Promoção do Perú para a Exportação
e o Turismo (PromPerú) é um órgão do Ministério de Comércio Exterior e
Turismo, cujo trabalho é desenvolver estratégias de posicionamento do
turismo, promover as exportações e atrair investimentos
externos ao país.
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