Bahia quer aumentar fluxo do turismo religioso




Ampliar a receita do turismo religioso na Bahia e aumentar a participação de visitantes de outros estados no fluxo turístico do segmento católico. É com esses objetivos que a Secretaria do Turismo (Setur) e a Bahiatursa participam, de 19 a 26 de julho, da  ExpoCatólica Rio – Bote Fé Brasil, um megaevento projetado para ocorrer no Riocentro (Rio de Janeiro), junto com a Jornada Mundial da Juventude 2013 (23 a 28/7), que tem público estimado em mais de um milhão de pessoas de mais de 190 países.

Em um estande de 200 metros quadrados, os visitantes encontrarão informações detalhadas sobre a Bahia como destino de turismo religioso, receptivo com baianas tipicamente trajadas e exposição de fotos. Atrativos como as igrejas do Bonfim, Rosário dos Pretos, Memorial Irmã Dulce e o Santuário de Bom Jesus da Lapa também serão mostrados na feira, assim como manifestações como a Festa da Irmandade da Boa Morte, de Cachoeira, a Procissão do Fogaréu, de Serrinha, e a Romaria de Monte Santo.

Outra atividade que será promovida no estande da Bahiatursa é a exibição diária de filmes sobre algumas das mais importantes e famosas manifestações católicas encontradas no estado. As sessões acontecerão sempre às 15h, 17h e 19h, com documentários sobre a Festa de Santa Bárbara, Festa de Nosso Senhor do Bonfim e a Procissão do Nosso Senhor Bom Jesus dos Navegantes. Também haverá um ciclorama (painel fotográfico em três dimensões) para os visitantes da feira registrarem imagens como se estivessem à frente da Igreja do Bonfim ou em uma paisagem da Chapada Diamantina.

De acordo com estudo da Secretaria do Turismo da Bahia, os turistas que vão a eventos religiosos como a Festa da Irmandade da Boa Morte, em Cachoeira, e as romarias de Bom Jesus da Lapa são predominantemente de regiões da própria Bahia. Enquanto em Bom Jesus da Lapa a média de turistas de fora do território baiano é de apenas 30%, em Cachoeira o percentual é ainda menor, com cerca de 7%, segundo dados da pesquisa. 

E é para ampliar os índices de visitantes de outros estados e também do exterior que técnicos da Setur e da Bahiatursa terão, durante o evento, encontros com operadores de turismo religioso que já comercializam destinos brasileiros como Aparecida do Norte, em São Paulo e Nova Trento, em Santa Catarina. “É importante o fortalecimento do turismo religioso em Salvador, com a criação de novos roteiros no Centro Antigo, lembrando que a Igreja de São Francisco recebeu cerca de 140 mil turistas em 2012. O Santuário de Irmã Dulce, em Salvador, recebeu, no mesmo período, aproximadamente 90 mil visitantes. Somente no primeiro trimestre de 2013, já foram mais de 26 mil”, ressalta o secretário Domingos Leonelli.

O coordenador de Turismo Religioso da Secretaria do Turismo, José Carlos Oliveira, lembra que além das igrejas, Salvador também reúne um grande número de museus que guardam um importante acervo religioso, como o Museu de Arte Sacra e o Museu Abelardo Rodrigues.

Oliveira ressalta ainda que o turismo religioso na Bahia ainda é mais forte pelo aspecto cultural que pelo próprio apelo da peregrinação. “Para isso estamos discutindo ações com o trade e com as igrejas como a formatação de roteiros e também a criação de uma espécie de passaporte peregrino, onde o turista poderá exibir em um documento, os lugares por onde passou na Bahia”, disse.

Megaevento - A ExpoCatólica Rio surgiu do esforço empreendido pela CNBB e a Promocat, no sentido de fazer  um megaevento projetado para acontecer junto com a Jornada Mundial da Juventude 2013. Começando dentro da programação oficial da Semana Missionária e se estendendo para os dias da JMJ, o evento ocupará mais de 200 mil metros quadrados do Riocentro.

Atrações artísticas, exposições culturais, fóruns, congressos, shows, além de grandes áreas para a venda de produtos dos expositores estão sendo preparados para um público jovem que, mais do que participantes de um encontro, dá testemunho de uma igreja em constante renovação.


SERVIÇO
O quê:  ExpoCatólica Rio – Bote Fé Brasil
Onde: Riocentro (Rio de Janeiro)
Quando:  Dia 19/07: abertura oficial
                 De 20 a 22/07: feira voltada para a Igreja do Brasil
                 De 23 a 26/07: feira voltada para os jovens da JMJ

Comentários